Reinaldo Azevedo: Lula mantém o controle do PT

O jornalista Reinaldo Azevedo acredita que "se Lula indicasse agora um substituto, é evidente que este assumiria o comando das articulações políticas. Seria o escolhido a negociar alianças e palanques, a dar o tom da campanha, a ajustar o discurso ideológico ao real, a matizar posições, a definir horizontes, a falar com os potentados da indústria e com os banqueiros"; para Azevedo, Lula garante, assim, o comando do partido e do processo eleitoral

Reinaldo Azevedo: Lula mantém o controle do PT
Reinaldo Azevedo: Lula mantém o controle do PT (Foto: Ari Versiani/Ag.Ponto)

247 - O jornalista Reinaldo Azevedo acredita que "se Lula indicasse agora um substituto, é evidente que este assumiria o comando das articulações políticas. Seria o escolhido a negociar alianças e palanques, a dar o tom da campanha, a ajustar o discurso ideológico ao real, a matizar posições, a definir horizontes, a falar com os potentados da indústria e com os banqueiros". Para Azevedo, Lula garante, assim, o comando do partido e do processo eleitoral.

"Então por que o líder petista não troca o duvidoso pelo eficaz? Se indicasse agora o nome de seu substituto —não vejo como possa ser outro que não Fernando Haddad—, dá-se como certo, e esta também é a minha avaliação, que o ungido estaria no segundo turno. Mas o chefão petista optou pelo perigo. Vai esperar até 17 de setembro. Haverá apenas 20 dias para deixar claro ao eleitorado: “Haddad é Lula; Lula é Haddad. Vote 13”. Não sendo o ex-prefeito de São Paulo, que seja o poste.

Para Lula, mais grave do que seu partido perder a disputa pela Presidência é ele próprio perder o controle do PT. O que lhe confere existência política não é o cargo eletivo —foi derrotado três vezes antes de vencer quatro...—, mas o comando de uma legenda ainda gigantesca, com múltiplos tentáculos." 

Leia mais aqui.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247