Reinaldo: governo Bolsonaro não vai dar certo, mas pode sobreviver

"O governo Bolsonaro vai dar certo?", pergunta o jornalista Reinaldo Azevedo, que responde: não; mas, para ele, seria um erro concluir com base nessa resposta que o governo que assume na próxima terça-feira (1) será necessariamente malsucedido; "estamos falando de esferas distintas da experiência pública"

Reinaldo: governo Bolsonaro não vai dar certo, mas pode sobreviver
Reinaldo: governo Bolsonaro não vai dar certo, mas pode sobreviver

247 - "O governo Bolsonaro vai dar certo?", pergunta o jornalista Reinaldo Azevedo na Folha, que responde: não. Mas, para ele, seria um erro concluir com base nessa resposta que o governo que assume na próxima terça-feira (1) será necessariamente malsucedido. "Estamos falando de esferas distintas da experiência pública".

"O arranjo não dará certo porque nem mesmo haverá um governo. Três partidos - o da Polícia, o de Chicago e o da Caserna - disputarão a primazia de conduzir o Estado, enquanto o chefe caça cavalos de Troia em provas do Enem, vigia os meninos para que não brinquem com bonecas nem façam esquisitices com os primos, vitupera contra Cuba, faz sinal de arma com os dedos e pendura roupas no varal", explica Reinaldo, que faz uma segunda pergunta: se a economia tiver um desempenho ao menos medíocre, é preciso muito mais do que isso para manter o poder?

Para Reinaldo, "o ódio à política eliminou os espaços de interlocução de contrários e ocupou o território da contestação ao establishment, que perdeu os marcos de economia política para se expressar como moralismo estridente. Não se deve cometer o erro de achar que Bolsonaro acabará se acomodando ao molde institucional, que está, de resto, avariado. O político só existe como tal, com a sua estupefaciente soma de inabilidades, porque se apresenta como o homem comum, excluído pelo sistema. O poderoso continuará a ambicionar o lugar da vítima vingadora. Os marcos do Estado democrático e de Direito continuarão a ser seus alvos. E conta, para tanto, com Sérgio Moro como seu 'sniper'".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247