CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Rubens Paiva diz que Doria cometeu dano ao patrimônio público

"Ao jogar uma tinta cinza sobre os grafites da Avenida 23 de Maio, Doria não cometeu dano ao patrimônio público?", questionou o jornalista Marcelo Rubens Paiva, em crítica ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), "Grafiteiros estão sendo tratados como bandidos. Aquele que tentou recuperar sua obra, pichada de cinza pela prefeitura, foi preso", disse o escritor; vale ressaltar que os grafites da 23 de maio foram obras públicas feitas com dinheiro da prefeitura, que, inclusive, comemorou a decisão, lembrou o escritor; leia o despacho do executivo sobre a medida resgatado pelo jornalista

"Ao jogar uma tinta cinza sobre os grafites da Avenida 23 de Maio, Doria não cometeu dano ao patrimônio público?", questionou o jornalista Marcelo Rubens Paiva, em crítica ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), "Grafiteiros estão sendo tratados como bandidos. Aquele que tentou recuperar sua obra, pichada de cinza pela prefeitura, foi preso", disse o escritor; vale ressaltar que os grafites da 23 de maio foram obras públicas feitas com dinheiro da prefeitura, que, inclusive, comemorou a decisão, lembrou o escritor; leia o despacho do executivo sobre a medida resgatado pelo jornalista (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - "Ao jogar uma tinta cinza sobre os grafites da Avenida 23 de Maio, Doria não cometeu dano ao patrimônio público?", questionou o  jornalista Marcelo Rubens Paiva, em seu blog. "Grafiteiros estão sendo tratados como bandidos. Aquele que tentou recuperar sua obra, pichada de cinza pela prefeitura, foi preso", criticou o escritor.

Vale ressaltar que os grafites da 23 de maio foram obras públicas feitas com dinheiro da prefeitura. Como lembrou o jornalista, "os grafites, que envolveram mais de 200 artistas, "faziam parte do conjunto de monumentos oficiais da cidade, como estátuas, bustos, murais e praças. Eram oficiais, um bem da cidade, realizados através de um despacho oficial de 2014 publicado no Diário Oficial da Cidade de SP, PÁGINA 19 (SMDU.CPPU/277/2014)". "O dinheiro gasto era do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura", acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, em reunião realizada no dia 17 de dezembro de 2014, pela ratificação da obra. Em seu blog, o jornalista publicou o despacho:

Trata o presente de solicitação formulada pela Secretaria Municipal de Cultura referente ao projeto denominado “Grafite na 23 de Maio”, que se caracteriza como uma intervenção artística a ser realizada por iniciativa da Prefeitura, com a pretensão de criar uma galeria de arte a céu aberto. A referida intervenção artística irá colorir cerca de 15 mil m2, em uma extensão de 5.400 metros (mais de 70 muros) com a utilização de spray e látex e para tanto serão envolvidos 12 curadores e cerca  de 200 artistas. O projeto pretende valorizar o trabalho individual dos artistas, desta forma, serão confeccionadas placas de identificação com o nome de cada um dos artistas relacionadas com o respectivo trabalho. Um dos muros da Avenida 23 de Maio (a definir) será utilizado como área de créditos do projeto, onde será inserido o logo da Prefeitura de São Paulo, único logo a constar no projeto, por um período de 30 dias. A ação está prevista para ocorrer em três etapas, entre os dias 06 de dezembro de 2014 e 27 de janeiro de 2015. A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, em sua 42ª Reunião Ordinária, realizada no dia 17 de dezembro de 2014 deliberou por unanimidade, pela ratificação da Informação SMDU.SEOC.CPPU/1111/2014, considerando tratar-se de manifestação de cunho artístico e sua realização não contraria os dispositivos da Lei 14.223/2006.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jornalista também resgatou o fato de a Prefeitura ter comemorado a decisão. "Mais de 70 muros da avenida 23 de maio, entre o Terminal Bandeira e a passarela Ciccilio Matarazzo, em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), antigo Detran, ganharão intervenções de grafite a partir da primeira semana dezembro", diz o texto. "A ideia é que o projeto seja concluído entre o fim de janeiro e início de fevereiro, se tornando um dos maiores corredores de grafite da América Latina, a frente dos murais da Copa do Mundo, na zona leste, até então considerado o maior".

Ficou definido que a prefeitura auxiliaria na segurança dos artistas com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), na limpeza dos muros, ampliação da luminosidade e no corte de grama com a Coordenação das Subprefeituras e a Secretaria Municipal de Serviços. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dará apoio na organização do trânsito durante o trabalho

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Uma obra oficial foi danificada pelo prefeito. Quem cometeu dano ao patrimônio público?", provocou o jornalista.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO