CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Safatle sobre Paracaima: nada parece nos unir como brasileiros

O filósofo Vladimir Safatle aborda o tema dos refugiados venezuelanos hostilizados no extremo norte do país e alerta para o mergulho no desconhecido que um certo Brasil vai escolhendo como destino; ele diz: "a imagem aterradora de uma turba queimando pertences de refugiados, suas tendas, e expulsando-os enquanto entoavam o hino nacional com o orgulho dos criminosos que se julgam moralistas, dos bandidos que têm olhos duros contra o crime, não é um incidente isolado"

Safatle sobre Paracaima: nada parece nos unir como brasileiros
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -O filósofo Vladimir Safatle aborda o tema dos refugiados venezuelanos hostilizados no extremo norte do país e alerta para o mergulho no desconhecido que um certo Brasil vai escolhendo como destino. Ele diz: "a imagem aterradora de uma turba queimando pertences de refugiados, suas tendas, e expulsando-os enquanto entoavam o hino nacional com o orgulho dos criminosos que se julgam moralistas, dos bandidos que têm olhos duros contra o crime, não é um incidente isolado".

Publicado no jornal Folha de S. Paulo, o artigo de Safatle faz uma retrospectiva do imaginário que permeia a identidade do brasileiro: "há de se retornar mais uma vez a Pacaraima, pois é nessa cidade no extremo norte do país que se define atualmente o Brasil. Pode parecer que essa é apenas uma frase de efeito para dramatizar um pouco textos jornalísticos do final de semana. Mas a verdade é que a vila de pouco mais de 12 mil habitantes é o ponto privilegiado de contato do Brasil com as dinâmicas de reconfiguração da política mundial e da função do que podemos entender por Estado-nação."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele acrescenta que a cena produzida em Roraima é das mais grotescas: "a imagem aterradora de uma turba queimando pertences de refugiados, suas tendas, e expulsando-os enquanto entoavam o hino nacional com o orgulho dos criminosos que se julgam moralistas, dos bandidos que têm olhos duros contra o crime, não é um incidente isolado. Esse é um caso premeditado."

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO