CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Sakamoto: mortalidade infantil cresce enquanto governo Temer corta gastos em saúde

O jornalista recorda o lema "O Brasil voltou, 20 anos em 2" feito pelo Planalto, para um evento a fim de celebrar o primeiro biênio do governo Temer em maio; "Se você teve a sensação de que viu uma vírgula a mais nessa frase, fique tranquilo. É ilusão de ótica. Podia ser pior, claro", afirmou Sakamoto

Sakamoto: mortalidade infantil cresce enquanto governo Temer corta gastos em saúde (Foto: Dir.: em cima (Darren Ornitz - Reuters))
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - "O país registrou, pela primeira vez desde 1990, aumento ao invés de queda na taxa de mortalidade infantil – de 13,3 mortes infantis a cada mil nascidos vivos, em 2015, para 14/1000 em 2016. O resultado de 2017 deve se manter acima também. O vírus da zika e a crise econômica são apontados pelo Ministério da Saúde como responsáveis pelo aumento. Os dados inéditos foram analisados em reportagem de Cláudia Collucci, Marina Merlo e João Pedro Pitombo, da Folha de S.Paulo, desta segunda (16)", reforça o jornalista Leonardo Sakamoto.

"A chamada PEC do Teto dos Gastos afeta principalmente o aumento de investimentos em duas das principais áreas na Esplanada dos Ministérios: a Saúde e a Educação. Ambas estavam atreladas a uma porcentagem do orçamento. O montante da saúde, em nível federal, cresce baseado na variação do PIB, por exemplo. Como o governo impôs um teto para a evolução das despesas públicas, aplicando apenas a variação da inflação (ou seja, sem crescimento real), já está restringindo o que é gasto nessa área", complementa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jornalista recorda o lema ''O Brasil voltou, 20 anos em 2" feito pelo Planalto, para um evento a fim de celebrar o primeiro biênio do governo Temer em maio. "Se você teve a sensação de que viu uma vírgula a mais nessa frase, fique tranquilo. É ilusão de ótica. Podia ser pior, claro. Tem gente que acha que 20 anos é pouco e quer nos devolver à ditadura militar e suas misérias. Que a próxima geração nos perdoe – se ela conseguir nascer, é claro".

Leia a íntegra no Blog do Sakamoto

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO