CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Tijolaço a Lula: 'estão furiosos porque você não cedeu'

O editor do blog Tijolaço, Fernando Brito, escreve carta a Lula e exalta o papel do ex-presidente na intransigência popular que demarca a democracia das ditaduras e do arbítrio; para Brito, Lula não cedeu em nenhum momento como gostariam seus detratores e inimigo e esse gesto de resistência é que atualiza a fúria de golpistas, maus perdedores e juízes políticos

Tijolaço a Lula: 'estão furiosos porque você não cedeu' (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O editor do blog Tijolaço, Fernando Brito, escreve carta a Lula e exalta o papel do ex-presidente na intransigência popular que demarca a democracia das ditaduras e do arbítrio. Para Brito, Lula não cedeu em nenhum momento como gostariam seus detratores e inimigo e esse gesto de resistência é que atualiza a fúria de golpistas, maus perdedores e juízes políticos. 

Leia a carta de Fernando Brito a Lula: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Caro Lula,

Perdoe-me a falta do tratamento de "presidente", que sempre foi o hábito cultivado por mim nos anos de convívio com Leonel Brizola, durante os quais "governador" era o vocativo natural.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Releve também a intimidade pessoal que não tenho e que uma dúzia de encontros na política é claro que não me dão.

Mas ambas as atitudes são necessárias para o que me ocorreu ser a maneira de celebrar este que, para quase nós, é o Dia da Confraternização Universal, enquanto o dia 1° deveria ser o Dia da Esperança Geral. O que, no primeiro dia do 2019 que vai começar parece ser não só uma impropriedade, mas também uma amarga ironia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Deixemos, porém, as agruras futuras para o futuro e falemos das presentes, sem deixar nunca de lado o tantas vezes citado aqui "não tá morto quem luta e quem peleia" dos gaúchos.

Creio que posso ousar a intimidade por conviver – aí, sim, de longa data e de vários milhares de dias – com alguém que também viveu a mistura entre o ser humano e o personagem, este sempre mais forte e, afinal, dominante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vem de longe a sina de sofrimentos que a elite colonial deste país reserva aos que entregam a vida pelo Brasil e por seu povo. Já Cecília Meirelles, no Romanceiro da Inconfidência, de Tiradentes falou: "Foi trabalhar para todos.../– e vede o que lhe acontece!/Daqueles a quem servia,/já nenhum mais o conhece./Quando a desgraça é profunda,que amigo se compadece? "

A você, Lula, coube de novo o martírio que a estes homens se impõe. Ora por forca, ora por tiro, ora por exílio, ora por tortura ou prisão é o presente maldito que dão a quem se atreve a pensar em termos independência, termos direitos, termos reformas, termos escolas, termos, numa palavra, um país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O preço que pagam, ainda que nos seus luxos e homenagens, é o do medo. Como disse um amigo, "tremem de medo desse senhor de 73 anos, armado com a ira dos justos e dono da palavra mágica".

Tanto medo que não hesitaram em entregar o país a um homem tosco, um desqualificado, deixando à beira da estrada os punhos de renda de que se valeram eleitoralmente nas três últimas décadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por isso, Lula, escrevo este cartão, para dizer que não há nada de infeliz no seu Natal, pois lhe tiraram a liberdade, o convívio com as pessoas queridas e até mesmo o direito de falar.

Cinicamente ofereceram apenas o direito a ir para casa, de tornozeleira, desde que se reconhecesse culpado de crimes que, está visto, não é culpado.

E estão furiosos porque não viram você ceder e porque não puderam tirar de você o bem mais precioso de um ser humano, depois da vida: os sentimentos de honra e de dignidade.

O Lula, acima e além de tudo o que se pode pedir de um ser humano, é maior que o mortal Luís Inácio da Silva, que saiu do seu modesto Caetés, retirante, para entrar na História.

Por isso, no brinde que farei e que tantos farão esta noite, milhões temos um pedido que lhe pode até ser cruel para com o Luís, mas é necessário: viva, Lula!

Pois até que o tempo faça brotar um grande líder nos milhões de Lula que você semeou, você é indispensável."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO