Tijolaço: Vox Populi mostra que o “Duro de Matar” é Lula

"O único 'candidato' capaz de enfrentar Lula, vai ficando cada vez mais claro, é Sérgio Moro. Está explicado o sumiço das pesquisas eleitorais. E o recrudescimento das campanhas judiciais", diz o jornalista Fernando Brito, ao comentar o resultado da pesquisa CUT/Vox Populi, que mostra que o ex-presidente Lula venceria as eleições no primeiro turno; "Pior ainda vão os tucanos com a 'novidade' Doria, incluído pela primeira vez na pesquisa. Lula tem 45% das intenções de voto; Marina e Bolsonaro empatam com 11%; Ciro e Doria também empatam com 5%. A soma dos adversários é de 32%", afirmou

Natal- RN- Brasil- 22/09/2016- Ex-presidente Lula, durante evento político em Natal. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Natal- RN- Brasil- 22/09/2016- Ex-presidente Lula, durante evento político em Natal. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula (Foto: Aquiles Lins)

Por Fernando Brito, do Tijolaço - Não vai dar para forçar uma “onda Dória”.

A pesquisa Vox Populi encomendada pela CUT e realizada entre 6 e 10 de abril, com 2 mil eleitores, com amostra distrubuída em  118 municípios, mostra que o o ex-presidente Lula segue crescendo nas intenções de voto e amplia seu favoritismo na disputa eleitoral de 2018.

Dependendo do candidato tucano, Lula fica perto, inclusive, de uma vitória em primeiro turno, com índices de intenção de voto, na pesquisa estimulada, entre 44% e 45% dos votos, na disputa estimulada, com todos os candidatos. Dependendo do número de votos nulos e brancos, isso pode significar decisão na primeira volta eleitoral.

Com Aécio, que tinha 13% em dezembro e tem 9% em abril, Lula subiu de 37% para 44%, agora. Jair Bolsonaro  subiu de 7% para 11% das intenções de voto. Marina ficou com 10% em ambas as pesquisas e Ciro Gomes com 4%. Todos os adversários somados ficam com  34% dos votos válidos, 12% a menos do que Lula.

Já com Alckmin, que registrava 10% em dezembro e tem 6% em abril, Lula passa de 38% para 45%.  Bolsonaro subiu de 7% para 12% ficando em segundo, Marina cai de 12% para 11% e Ciro de 5% para 4%. A soma dos adversários é de 33%.

Pior ainda vão os tucanos com a “novidade” Doria, incluído pela primeira vez na pesquisa.  Lula tem 45% das intenções de voto; Marina e Bolsonaro empatam com 11%; Ciro e Doria também empatam com 5%.  A soma dos adversários é de 32%.

Ainda que a decisão vá para o segundo turno, Lula vence folgadamente: 50% a 17% com Aécio; 51% a 17% com Alckmin e 53% a 16% com João Dória. Se o confronto fosse com Marina Silva, o prognóstico seria de 49% para Lula e 19% para a candidata da Rede.

O único “candidato” capaz de enfrentar Lula, vai ficando cada vez mais claro, é Sérgio Moro.

Está explicado o sumiço das pesquisas eleitorais.

E o recrudescimento das campanhas judiciais.

PS. A íntegra da pesquisa está aqui.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247