TT de Cynara Menezes revela a força do novo jornalismo

Ele é horizontal, colaborativo e, uma vez publicado, espalha-se como pólvora pela rede

TT de Cynara Menezes revela a força do novo jornalismo
TT de Cynara Menezes revela a força do novo jornalismo (Foto: Reprodução/Facebook)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – O primeiro TT a gente nunca esquece. Hoje, foi a vez de Cynara Menezes, brilhante jornalista da revista Carta Capital. Cynara trabalhava tranquilamente em seu escritório, quando recebeu o email de um leitor, com a seguinte questão: “manual do PT ou matéria do 247?” A dúvida dizia respeito ao documento publicado por Veja em sua reportagem de capa deste fim de semana que apontava uma sinistra conspiração urdida pelo PT para desmoralizar as instituições republicanas. No documento, estariam listados os alvos do partido na CPI do Cachoeira, como Gilmar Mendes, Roberto Gurgel e, é claro, a imprensa livre.

Com boa repórter, Cynara checou a informação e verificou que o leitor tinha razão. O “documento” que provaria a conspiração era apenas uma coleção de recortes de sites e jornais. Curiosamente, o que Veja publicou foi o trecho de uma reportagem do 247, de 5 de abril deste ano, que falava justamente da tentativa de intimidar Gilmar Mendes. Portanto, era mais a favor do que contra o ministro do Supremo Tribunal Federal.

De repente, a chama da inspiração fez brotar um título genial: Control C, Control Veja (leia mais aqui). Sim, o documento era apenas um “copy and paste”, aquilo que crianças malcriadas fazem em seus trabalhos de escola. E, de repente, a hashtag #CtrlCCTrlVeja se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter (já perdemos a conta de quantas vezes Veja levou um TT desde o início do caso Cachoeira).

O mais interessante do episódio é a força do novo jornalismo. Ele não é mais vertical, ditado de cima para baixo, do topo de um edifício na Marginal Pinheiros. É horizontal, colaborativo e o leitor tem participação decisiva. Aqui, no 247, quando publicamos o relatório da Operação Monte Carlo, leitores do Brasil inteiro nos ajudaram a garimpar informações relevantes.

O novo jornalismo é wiki.

E uma vez publicado ele se espalha como pólvora pela rede.

Parabéns, Cynara, pelo seu TT.

No velho jornalismo, Veja continua insistindo com seu documento forjado. Site da revista diz que o líder do PT patina ao justificar “manual aloprado”.

Mas quem são os aloprados dessa história?

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247