CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Abandono do acordo nuclear pelos EUA faz Irã retomar enriquecimento de urânio

O acordo nuclear de 2015 proíbe que o Irã enriqueça urânio em Fordow, na parte central do país, uma instalação que é construída abaixo do solo, a grande profundidade, de forma a protegê-la de ataques estrangeiros. A retomada do enriquecimento de urânio é uma reação iraniana ao abandono do acordo pelos Estados Unidos e a reimposição de sanções economicas pela superpotência norte-americana

Usina nuclear iraniana em Fordow (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasil - A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) confirmou que o Irã continua a enriquecer urânio em uma instalação nuclear subterrânea.

Na segunda-feira (11), a agência informou, em novo relatório sobre o desenvolvimento nuclear do Irã, que o país reiniciou as atividades de enriquecimento no sábado (9), em uma localidade em Fordow, na parte central do país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O acordo nuclear de 2015 proíbe que o Irã enriqueça urânio na instalação, que é construída abaixo do solo, a grande profundidade, de forma a protegê-la de ataques estrangeiros.

O documento vem em seguida ao anúncio feito pelo Irã, no início deste mês, de que havia retomado as atividades de enriquecimento na instalação para exercer pressão sobre os Estados Unidos e outras potências mundiais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Aeia também relatou que foram detectadas partículas de urânio em local que o governo iraniano não havia declarado à agência. O relatório diz que é essencial que o país continue a interagir com a agência para resolver a questão o mais rápido possível.

Kazem Gharib Abadi, embaixador iraniano para a Aiea declarou que o Irã estendeu sua cooperação máxima à agência e permitiu que ela conduzisse as inspeções necessárias.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO