Agora que ele morreu, a pergunta: foi ou não?

Um mistério intriga mentes conspiratórias desde 1969: Neil Armstrong pisou ou não na lua? Há quem argumente que se trata da maior fraude histórica de todos os tempos. Afinal, se é mesmo verdade, por que nunca mais voltamos? Conheça os argumentos de quem contesta a versão oficial e quais são as evidências de um suposto golpe da Nasa

Agora que ele morreu, a pergunta: foi ou não?
Agora que ele morreu, a pergunta: foi ou não? (Foto: Edição/247)

247 – Michael Stipe, vocalista do R.E.M., compôs uma canção clássica que deixa o mistério no ar: “Se você acredita, eles colocaram o homem na lua”.

Diz a história oficial que isso aconteceu no dia 16 de julho de 1969, às 13h32, e que Neil Armstrong, comandante da missão Apollo 11, foi o primeiro homem a pisar no satélite da Terra. Lá, deu um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade. Assim a história foi narrada.

Neil Armstrong faleceu neste sábado, aos 82 anos, e agora que ele se foi, por que não perguntar: afinal, fomos ou não à Lua?

Muita gente duvida. Livros e teses conspiratórias foram escritas a respeito. Um bom guia das supostas inconsistências pode ser encontrada no site autoexplicativo “A fraude do século”. Tudo, na narrativa oficial, seria cientificamente improvável: a marca de pegada numa região sem umidade, os ventos fortes na bandeira americana e até mesmo a sombra dos astronautas, bem com o tamanho da imagem da Terra, vista da Lula.

Até mesmo nos Estados Unidos várias teorias conspiratórias foram escritas a respeito, ajudadas pelo fato de que a Nasa destruiu vários elementos da missão Apollo.  Lá, uma pesquisa do Instituto Gallup, em 1999, mostrou que 6% dos americanos duvidam da ida do homem à Lua. Na Inglaterra, 25% não acreditam e o maior índice é o da Rússia, que disputou a corrida espacial com os Estados Unidos, onde 28% negam que Neil Armstrong tenham pisado por lá. Na Wikipedia, há uma página dedicada às teorias conspiratórias a respeito (leia mais aqui).

E você: acredita ou não?

Seja como for, vale a pena ouvir Man on the Moon, cantada pelo REM: 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247