Alunos de Cambridge organizam boicote contra Strauss-Kahn

O ex-chefe do FMI, convidado para falar sobre o cenrio econmico ao clube de elite da Cambridge Union Society, ser recebido em clima de protesto pelos estudantes da prestigiosa universidade britnica

Alunos de Cambridge organizam boicote contra Strauss-Kahn
Alunos de Cambridge organizam boicote contra Strauss-Kahn (Foto: International Monetary Fund/Divulgação)

Roberta Namour – correspondente do 247 em Paris – Assim que os ponteiros do relógio anunciam o final de cada aula, estudantes das faculdade do imenso campus de Cambridge começam a panfletar. Desde quinta-feira, os alunos têm comandado uma campanha pela universidade contra a participação de Dominique Strauss-Kahn, 62, em um conferência na Universidade britânica, na noite de hoje. O ex-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi convidado para falar sobre o cenário econômico ao clube de elite da Cambridge Union Society, conhecida por organizar debates polêmicos.

O influente diretório dos estudantes da universidade, o Cambridge University Student’s Union (Cusu), não gostou nada da ideia e desde então organiza um boicote de boas vindas a DSK. A batalha é liderada por Ruth Graham, 23, uma loira energética com sotaque de Manchester. Mesmo o jornal dos estudantes, o Cambridge Student, apoia esta campanha. O comitê de recepção promete ser rude para DSK, principalmente porque o advogado da camareira do Sofitel, Douglas Wigdor, também estará presente.

Dominique Strauss-Kahn será convocado no dia 28 de março, pela Justiça francesa, para ser formalmente acusado por "cumplicidade em proxenetismo agravado e formação de quadrilha" e por "ocultação de abuso de bens sociais", no chamado dossiê Carlton.

Nos Estados Unidos, terá de enfrentar no dia 15 de março a primeira audiência no processo civil movido pela camareira Nafissatou Diallo em um tribunal de Nova York. DSK é acusado de agressão sexual em um quarto do hotel Sofitel de Nova York, em maio do ano passado. O processo penal foi arquivado nos Estados Unidos.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247