CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Após apoiar golpe na Bolívia, governo Bolsonaro reconhece vitória de Luis Arce

De acordo com Evo Morales, governo brasileiro não só apoiou como teria participado do golpe na Bolívia, em 2019, que o retirou do poder; Itamaraty, agora, parabeniza volta do partido de Evo à presidência

Jair Bolsonaro e Ernesto Araújo (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Revista Fórum - O governo de Jair Bolsonaro reconheceu na noite desta sexta-feira (23) a vitória de Luis Arce, do MAS (Movimento Ao Socialismo), na eleição presidencial da Bolívia, ocorrida no último domingo (18). Apesar do resultado final do pleito ter sido confirmado apenas no final da semana, diversas autoridades e organismos já haviam reconhecido a vitória de Arce logo após as pesquisas de boca de urna.

O principal oponente de Arce na eleição, o jornalista neoliberal Carlos Mesa, reconheceu a vitória do candidato do MAS na segunda-feira (19), assim como a Organização dos Estados Americanos (OEA).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma vitória de Arce no pleito boliviano, que representa a volta do partido de Evo Morales ao poder após o golpe de 2019 que retirou o indígena do poder, preocupava o governo brasileiro, já que Jair Bolsonaro, através de seu Ministério das Relações Exteriores, apoiou o governo golpista da ditadora Jeanine Añez e a reconheceu como presidente do país rapidamente.

Com os números acachapantes da vitória de Arce e o reconhecimento de que ele venceu a eleição por parte de organismos internacionais, o governo brasileiro foi obrigado a recuar no discurso e se colocar à disposição para o diálogo com o novo governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O governo brasileiro felicita os senhores Luis Alberto Arce Catacora e David Choquehuanca por sua eleição à Presidência e Vice-Presidência do Estado Plurinacional da Bolívia e saúda o povo e o governo bolivianos pela realização do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia, para cujo êxito contribuiu a atuação independente do Tribunal Supremo Eleitoral na contagem oficial dos voto”, diz a nota divulgada nesta sexta pelo Itamaraty.

Confira a reportagem completa na Revista Fórum.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO