CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Após deputado ser contaminado pelo coronavírus, ultradireita da Espanha culpa governo por não impedir ato do partido

Deputado Javier Ortega Smith, um dos principais líderes do Vox, foi diagnosticado com o novo coronavírus. Ele participou de um evento do partido no último domingo (8), em Madri, e responsabilizou o governo, comandado pelo socialista Pedro Sanchéz, por não ter impedido o evento

(Foto: Yara Nardi / Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um dos principais líderes do Vox, partido espanhol de extrema direita, o deputado Javier Ortega Smith, foi diagnosticado com o novo coronavírus. Ele participou de um evento organizado pelo partido no último domingo (8), em Madri, que reuniu cerca de 9 mil pessoas que podem ter sido expostas à contaminação. Apesar disso, Ortega responsabilizou o governo, comandado pelo socialista Pedro Sanchéz, por não ter impedido o evento. 

"Tivemos a inocência de crer que este governo iria colocar a saúde dos espanhóis à frente de sua agenda de propaganda. E foi um erro", disse o Vox em nota. Ao todo, a Espanha contabiliza até o momento 35 mortes e 1.648 casos do novo coronavírus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após a confirmação do diagnóstico, o Vox orientou os seus parlamentares a trabalharem de casa e solicitou a suspensão das sessões até a normalização da situação. Nesta terça-feira (10), a Espanha proibiu a realização de eventos que reúnam de mil pessoas em Madri, Vitória e em outras cidades do país. 

Leia mais na matéria da Reuters sobre o assunto. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Reuters - A Espanha fechou escolas de várias regiões, suspendeu voos da Itália e fechou a câmara baixa do Parlamento durante ao menos uma semana depois que um parlamentar foi diagnosticado com coronavírus, na esperança de conter um surto crescente.

A Espanha, quarta maior economia da zona do euro, relatou 35 mortes e 1.622 casos confirmados de coronavírus nesta terça-feira, um aumento de dez vezes em uma semana – o que a torna um dos países mais atingidos da Europa, embora ainda muito atrás da Itália.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante reunião de gabinete semanal, o governo decidiu suspender todos os voos diretos da Itália por pelo menos duas semanas a partir de quarta-feira.

O parlamentar de extrema-direita Javier Ortega Smith foi diagnosticado com o vírus e seu partido disse que todos seus parlamentares trabalharão em casa até segunda ordem, o que levou a câmara baixa a suspender as atividades durante uma semana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O metrô de Madri começou a usar álcool gel para limpar corrimões, assentos, apoios de braço e controles de portas para evitar infecções.

Grandes eventos esportivos também estão sendo afetados. Todas as partidas do Campeonato Espanhol serão disputadas a portas fechadas durante ao menos uma quinzena, informou a liga.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O fechamento das escolas madrilenhas – dos jardins de infância às universidades – atinge ao menos 1,53 milhão de alunos, disseram autoridades regionais, e dezenas de milhares mais serão afetados pela interrupção das aulas na região vinícola de Rioja e na capital da região basca, Vitoria-Gasteiz, no norte.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO