CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Após sabotagem, Venezuela anuncia que restabeleceu 85% do fornecimento elétrico

O fornecimento de eletricidade foi restaurado em 85% na Venezuela, segundo um balanço apresentado nesta terça-feira (23) pelo governo

(Foto: AVN)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

AFP - O fornecimento de eletricidade foi restaurado em 85% na Venezuela, segundo um balanço apresentado nesta terça-feira (23) pelo governo, um dia depois de um novo blecaute que deixou às escuras praticamente todo o país.  

De acordo com a estatal Corporación Eléctrica Nacional (Corpoelec), a eletricidade foi completamente restaurada em Caracas, embora haja setores da capital que sofreram perdas de energia intermitentes. Segundo o governo, este novo apagão foi provocado por um "ataque eletromagnético".  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há regiões do país onde a falta de energia já supera as 24 horas, segundo relatos de usuários nas redes sociais.  De acordo com o Observatório de Serviços Públicos, o apagão, que ocorreu às 16h41 de segunda-feira (17h41 no horário de Brasília), afetou os 23 estados do país, além da capital de seis milhões de habitantes.  

O corte impactou os serviços de transporte, abastecimento de água potável e comunicações telefônicas. Um relatório citado pelo Observatório indicava que uma dúzia de hospitais estava sem energia.  As operações no aeroporto internacional de Maiquetía, que serve a Caracas, não foram interrompidas.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo atribuiu o incidente a "um ataque de natureza eletromagnética contra o sistema de geração hidrelétrica de Guayana" (sul), onde está localizada a usina hidrelétrica de Guri, que abastece 80% da Venezuela.  

O relatório lido pelo ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, reconheceu a magnitude do apagão como "um evento nacional".  O presidente socialista, Nicolás Maduro, denunciou um "novo ataque criminoso".  "Sinto indignação. As correções necessárias não foram feitas e é mais do mesmo", disse Eurimar Güere, moradora de 36 anos de Caracas.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A capital ficou no escuro ao anoitecer, mas à meia-noite o serviço começou a ser restaurado.  O governo ordenou a suspensão das atividades trabalhistas e educacionais para esta terça-feira.  No início de março, um enorme apagão paralisou o país por uma semana, levando a problemas no abastecimento de água e telecomunicações. O atendimento hospitalar também foi afetado por esse incidente e outro ocorrido dias depois.  

Outro apagão que deixou grande parte do território no escuro ocorreu em abril.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO