Aprovação de presidente chilena cai para menor nível histórico

Pesquisa da GfK Adimark divulgada nesta quarta-feira, 6, mostra que a taxa de aprovação da presidente chilena, Michelle Bachelet, caiu para 22% em junho, ante 24%, no menor nível para um mandatário chileno desde 2006; em junho, o ministro do Interior, Jorge Burgos, que também era chefe de gabinete, renunciou após disputas sobre políticas do governo, ao passo que manifestações estudantis resultaram em violentos confrontos com a polícia e no saque de uma igreja católica

Michelle Bachelet, Executive Director of the United Nations Entity for Gender Equality and the Empowerment of Women (UN WOMEN),  briefs the press on the priorities for UN WOMEN for 2011.
Michelle Bachelet, Executive Director of the United Nations Entity for Gender Equality and the Empowerment of Women (UN WOMEN), briefs the press on the priorities for UN WOMEN for 2011. (Foto: Aquiles Lins)

SANTIAGO (Reuters) - A taxa de aprovação da presidente chilena, Michelle Bachelet, caiu para o menor nível histórico em junho em meio a manifestações estudantis, a renúncia de seu chefe de gabinete e o fraco crescimento econômico, mostrou uma pesquisa da GfK Adimark nesta quarta-feira.

O apoio à presidente caiu para 22 por cento em junho, ante 24 por cento em maio. Foi o menor nível para qualquer mandatário chileno desde que a Adimark iniciou a série, em 2006 — quando Bachelet assumiu o cargo pela primeira vez para um mandato de quatro anos.

Em junho, o ministro do Interior, Jorge Burgos, que também era chefe de gabinete, renunciou após disputas sobre políticas do governo, ao passo que manifestações estudantis resultaram em violentos confrontos com a polícia e no saque de uma igreja católica.

Além disso, inquietações sobre o fraco crescimento econômico e com a crescente taxa de desemprego também têm pesado sobre como eleitores veem Bachelet, que assumiu para um segundo mandato em 2014.

A pesquisa entrevistou 1.064 pessoas de 3 a 30 de junho, e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

(Por Anthony Esposito)

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247