CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Atirador da Noruega não deve ser preso

De acordo com um relatrio psiquitrico, Anders Behring Breivik sofre de esquizofrenia paranoica

Atirador da Noruega não deve ser preso (Foto: REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O norueguês Anders Behring Breivik não deverá ser preso por ter matado 77 pessoas no dia 22 de julho. Nesta terça-feira, dois psiquiatras responsáveis por opinar sobre a responsabilidade penal de Behring Breivik concluíram que ele é psicótico e sofre de esquizofrenia paranoica, portanto, é penalmente irresponsável. Em entrevista à imprensa, o promotor Svein Holden disse que o autor do massacre é um insano.

"Ele vive em seu próprio universo ilusório e seus pensamentos e atos são governados por esse universo." Caso a corte norueguesa aceite as conclusões dos psiquiatras, Breivik pode ser condenado a ficar internado em um hospital psiquiátrico perpetuamente. "Se a conclusão final estabelecer que ele era irresponsável, ao término do processo solicitaremos ao tribunal que receba um tratamento mental obrigatório", disse a promotora Inga Bejer Engh. O norueguês poderia ser liberado do tratamento caso se conclua que se tornou mentalmente saudável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dois psiquiatras escreveram um documento narrando as 13 entrevistas que fizeram com Breivik na penetenciária de segurança máxima de Ila, cidade perto de Oslo, onde ele está preso em caráter provisório. Torgeir Husby, um dos psiquiatras envolvidos no caso, disse que o norueguês colaborou com a construção do documento. "Foi um trabalho considerável, exigente, com um pano de fundo especial. Breivik cooperou bem", disse.

O promotor Svein Holden afirmou na conclusão do documento enviado à corte norueguesa, que o autor do massacre desenvolveu uma “esquizofrenia paranoica" pela qual não pode ser considerado penalmente responsável por seus atos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 22 de julho ocorreu o maior massacre cometido na Noruega desde a Segunda Guerra Mundial, e deixaram todo o país em estado de choque. Neste dia, Anders Behring Breivik detonou uma bomba perto da sede do governo norueguês em Oslo, e cerca de uma hora e meia depois ele abriu fogo contra uma reunião de jovens socialistas na ilha de Utoeya. O julgamento de Breivik está previsto para o dia 16 de abril do ano que vem e deverá durar cerca de dez semanas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO