Avanço de variante descoberta na Índia altera planos de reabertura na Europa
Considerada uma das mais transmissíveis, cepa Delta da Covid-19 interrompeu o relaxamento de restrições em países como Reino Unido e Portugal, onde o número de casos é dominante
247 - A variante Delta da Covid-19 descoberta na Índia, considerada uma das mais transmissíveis, tem atrasado os planos de reabertura de alguns dos principais países da Europa. A cepa está ganhando terreno em países como Alemanha, Espanha e França, e é a maior preocupação de autoridades do Reino Unido e de Portugal, onde o número de casos é maior.
De acordo com uma análise do Financial Times publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a variante indiana é responsável por 96% das infecções sequenciadas por covid-19 em Portugal, mais de 20% na Itália e cerca de 16% na Bélgica. No Reino Unido, o número de casos triplicou no último mês, passando para 98% das novas infecções.
Por conta do avanço dos casos com a variante, alguns países preferiram retroceder no relaxamento de algumas restrições. Em Portugal, o governo proibiu viagens não-essenciais com partida ou destino à região metropolitana de Lisboa.
No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson suspendeu o relaxamento das restrições ainda vigentes , adiando o que vinha sendo chamado de "Dia da Liberdade" pela imprensa britânica, marcado para 21 de junho.
"Acho sensato esperar um pouco mais", afirmou Johnson durante o anúncio, em 14 de junho. "Ao sermos cautelosos agora, teremos a oportunidade nas próximas semanas de salvar milhares de vidas ao vacinarmos mais milhares de pessoas."
Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e assista:
