CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Batalha pela região de Donbass atinge 'clímax temível', diz Ucrânia

Moscou diz que as forças ucranianas estão cercadas e encurraladas na cidade de Severodonetsk

(Foto: Alexander Ermochenko/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (23) que os ataques aéreos e de artilharia maciços de Moscou visavam destruir toda a região de Donbass e instou os aliados de seu país a acelerar o envio de armas pesadas para igualar a Rússia no campo de batalha, informa a Reuters.

A luta pelas cidades gêmeas de Severodonetsk e Lysychansk, na região de Lughansk, na Ucrânia, está "entrando em uma espécie de clímax temível", disse Oleksiy Arestovych, conselheiro de Zelensky. A Rússia está tentando capturar Lughansk e Donetsk, que compõem a região de Donbass - o coração industrial do país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na frente diplomática, os líderes europeus colocarão formalmente nesta quinta-feira a Ucrânia no longo caminho para a adesão à União Europeia em uma cúpula em Bruxelas. 

"Devemos libertar nossa terra e alcançar a vitória, mas mais rapidamente, muito mais rapidamente", disse Zelensky em um discurso em vídeo divulgado nesta quinta-feira, reiterando as demandas ucranianas por armas maiores e mais rápidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Houve ataques aéreos e de artilharia maciços em Donbass. O objetivo do ocupante aqui não mudou, eles querem destruir todo o Donbass passo a passo", disse ele.

"É por isso que enfatizamos repetidamente a aceleração das entregas de armas para a Ucrânia. O que é necessário rapidamente é paridade no campo de batalha para deter essa armada diabólica e empurrá-la para além das fronteiras da Ucrânia".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os combates são mais intensos em Severodonetsk e Lysychansk.

As forças ucranianas estavam defendendo Severodonetsk e os assentamentos próximos de Zolote e Vovchoyrovka, disse nesta quinta-feira o governador de Lughansk, Serhiy Gaidai, mas acrescentou que a Rússia capturou Loskutivka e Rai-Oleksandrivka ao sul.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Centenas de civis estão escondidos em uma fábrica de produtos químicos em Severodonetsk, com Ucrânia e Rússia disputando quem controla a cidade bombardeada.

Moscou diz que as forças ucranianas na cidade estão cercadas e encurraladas. Mas Gaidai disse à televisão ucraniana na quarta-feira que "as forças russas não têm controle total".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO