CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Bloomberg alerta: colapso da democracia no Brasil coloca em risco toda a América Latina

De acordo com a Bloomberg, "se Bolsonaro vencer a reeleição em 2022, ele poderia degradar ainda mais as instituições do país e levá-lo para a autocracia"

Manifestação em Brasília (Foto: Reprodução/Twitter/George Marques)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em texto intitulado "Se a democracia no Brasil vacilar, toda a América Latina está em perigo", a Bloomberg afirma que "a história da América Latina demonstra que se o Brasil sofrer um colapso democrático, os efeitos serão sentidos muito além de suas fronteiras". De acordo com o texto, "se Bolsonaro vencer a reeleição em 2022, ele poderia degradar ainda mais as instituições do país e levá-lo para a autocracia". 

"Se ele perder e se recusar a aceitar a derrota, poderá haver violência, em uma escala muito maior do que a insurreição de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA", diz. "Mesmo que ele ceda o poder com relutância, futuros demagogos podem emular suas táticas. Lances fracassados ​​para autocracia às vezes levam a lances bem-sucedidos. Isso não é um problema apenas para o Brasil. Como o estudioso Samuel Huntington explicou há três décadas, as mudanças no tipo de regime em um país costumam ter efeitos de bola de neve em outros", acrescenta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo a publicação, "Jair Bolsonaro flertou com o pedido de intervenção militar na política do país; a maioria dos brasileiros acredita que ele quer um golpe". "Ele minou a separação de poderes, declarando que não mais respeitaria as decisões do Supremo Tribunal Federal. Ele também seguiu o manual do presidente dos EUA, Donald Trump, alegando, de maneira especiosa, que o sistema eleitoral não é confiável e alimentando o ódio contra seus inimigos políticos", complementa.

"O sistema democrático do Brasil é relativamente jovem, tendo surgido após duas décadas de regime militar em 1985, e relativamente fraco", alerta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO