CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

“Bolsonaro está claramente seguindo o roteiro de Trump”, avalia Celso Amorim

Ex-chanceler afirmou à TV 247 que Jair Bolsonaro investe nas alegações de fraude no sistema de votação brasileiro com o objetivo de dar um golpe de Estado, semelhante à tentativa falha do ex-presidente dos EUA em janeiro. “Não acho que isso vai vigorar, mas tenho uma preocupação”. Assista na TV 247

Celso Amorim, Donald Trump e Jair Bolsonaro (Foto: Brasil 247 | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O embaixador Celso Amorim, ex-chanceler e ex-ministro da Defesa, afirmou em entrevista à TV 247 que Jair Bolsonaro segue a cartilha golpista de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, que, em 6 de janeiro, convocou seus aliados a invadir o Capitólio americano. A principal estratégia do presidente brasileiro, segundo ele, são as alegações de fraudes nas urnas eletrônicas.

“Não acho que isso vai vigorar, mas tenho uma preocupação. Muitas pessoas dizem, e eu concordo, que o roteiro que o Bolsonaro está seguindo é o roteiro do Trump, que ele começou a aplicar, pelo menos de maneira mais ostensiva, alguns meses antes da eleição. O Bolsonaro já a um ano e meio das eleições está aplicando. Este roteiro é se prevenir da derrota óbvia e facilmente previsível por meio dessas ameaças e alegações de fraude. Isso é uma coisa inaceitável”, disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Amorim reafirmou a segurança do sistema de votação brasileiro, que é reconhecida internacionalmente. “Houve muitas eleições de governador com menos de meio ponto percentual sem nenhuma alegação. É totalmente auditável, como disse o ministro Gilmar Mendes. Quando era embaixador em Londres, o ministro Nelson Jobim, então presidente do TSE, esteve lá para fazer uma apresentação a vários países. Eu tive o privilégio de ver, já quando a urna eletrônica não era apenas experimental, uma demonstração disso. É inacreditável. Fico muito preocupado em ver que existem alguns setores da sociedade que ainda dão apoio (às alegações de fraude)”, completou.

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO