CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Brasil ocupa 3ª posição em ranking de assassinatos de ambientalistas em 2019

Relatório anual da ONG Global Witness aponta que 212 ativistas ambientais foram assassinados em todo o mundo no ano passado, 24 deles no Brasil. Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países que mais mataram ambientalistas, atrás apenas da Colômbia e das Filipinas

Paulo Paulino Guajajara, integrante de grupos conhecido como "guardiões da floresta", foi assassinado em novembro de 2019 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O relatório anual da ONG Global Witness aponta que o Brasil ocupou a terceira posição no ranking de países que mais mataram ambientalistas ao longo de 2019. Segundo o documento, foram registrados 212 assassinatos de ativistas ambientais em todo o mundo, maior número registrado pelo relatório, 24 deles no Brasil.  

Em 2018, o Brasil ocupava a quarta posição no ranking, com o registro de 20 assassinatos . No ano passado, porém, o Brasil ficou atrás apenas da Colômbia e das Filipinas, que registraram 64 e 43 mortes, respectivamente. Ainda conforme o levantamento, 33 ativistas foram assassinados na região amazônica ao longo do ano passado. Cerca de 90% dos crimes registrado no Brasil aconteceram nesta região. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com reportagem do blog Ambiência, as principais causas dos homicídios estão ligadas ao conflito de terras e grilagem. Em seguida aparecem questões ligadas a água, barragens e mineração. 

O documento também destaca que os assassinatos de ambientalistas ganharam impulso com as “políticas agressivas do presidente Bolsonaro para expansão do agronegócio e da mineração na Amazônia têm tido grave consequências para as populações indígenas”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O presidente está fazendo o possível para travar uma guerra contra os direitos humanos e o meio ambiente – exatamente o que os defensores da terra e do meio ambiente do Brasil estão lutando para defender”, complementa o texto. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO