CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Câmara dos EUA derruba emergência de Trump

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (26) uma resolução para bloquear a declaração de emergência feita pelo presidente Donald Trump, que pretendia garantir a verba necessária para construir o muro na fronteira com o México; com 245 votos a favor - a maioria democrata e com apoio de 13 republicanos - e 182 contra, os deputados rejeitaram a medida do presidente. 

Câmara dos EUA derruba emergência de Trump
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Ansa - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (26) uma resolução para bloquear a declaração de emergência feita pelo presidente Donald Trump, que pretendia garantir a verba necessária para construir o muro na fronteira com o México.

Com 245 votos a favor - a maioria democrata e com apoio de 13 republicanos - e 182 contra, os deputados rejeitaram a medida do presidente. No entanto, a proposta deve enfrentar dificuldade para passar no Senado, que tem maioria republicana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Câmara, liderada pela democrata Nancy Pelosi, alega que o Congresso já havia se apropriado do valor para realizar outros projetos. Trump, por sua vez, já afirmou que vetará a medida caso chegue até a Casa Branca.

O republicano decretou emergência nacional no último dia 15 de fevereiro, na tentativa de garantir o poder de remanejar recursos do orçamento, já que, no ano passado, o Congresso se negou a conceder os US$ 5 bilhões para a construção do muro. Na ocasião, o governo federal entrou na maior paralisação da história, durante mais de 30 dias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A proposta votada nesta terça-feira foi apresentada na última sexta-feira (22) pelo deputado democrata do Texas, Joaquim Castro. Esta foi a primeira vez que o Congresso tentou bloquear uma declaração de emergência nacional desde 1976, ano em que a lei sobre a questão foi aprovada.

Antes mesmo da votação, a medida de Trump já havia sido alvo de críticas e protestos. Na semana passada, uma coalizão de 16 estados norte-americanos, liderados pela Califórnia e majoritariamente governados por democratas, entrou na Justiça contra o presidente por ele ter declarado emergência. Os 16 estados alegam que Trump desrespeitou a separação de poderes, pois é o Congresso que determina o Orçamento. Caso a emergência seja aprovada, o mandatário pode usar verba realocada de outros setores federais, sem precisar de autorização. Ele poderá ter à disposição quase US$8 bilhões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO