CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Campanha de Trump paga U$3 mi para direito de recontagem em dois condados em Wisconsin

Estado vencido pelo Democrata Joe Biden é contestado por Trump; medida se aplica aos condados de Milwaukee e Dane

Donald Trump na Casa Branca 5/11/2020 (Foto: REUTERS/Carlos Barria)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - A campanha de Trump pediu nesta quarta-feira (18) a recontagem de votos nos condados de Milwaukee e Dane, em Wisconsin, estado com dez votos eleitorais.

Conforme informa a AP, o pedido de recontagem custou três milhões de dólares – o equivalente a quase 16 milhões de reais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a campanha do candidato republicano, foram nestes condados que aconteceram as "piores irregularidades". Sem apresentar provas, a campanha de Trump citou supostos casos de cédulas alteradas ilegalmente ou emitidas por ausentes durante a votação no estado como o motivo para a recontagem. Além disso, também acusou funcionários do governo estadual de dar conselhos "ilegais" aos eleitores.

"A Comissão Eleitoral de Wisconsin recebeu uma transferência eletrônica da campanha de Trump no valor de US$ 3 milhões. A petição não foi recebida ainda, mas a campanha de Trump nos disse que vai apresentá-la hoje", informou a comissão de Wisconsin.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nos dois condados escolhidos por Trump para a recontagem, Biden soma 577.455 votos, contra 213.157 de Trump. Biden venceu no estado do Wisconsin por uma margem de 20.608 votos.

A cidade de Milwaukee (que fica no condado de mesmo nome) é a maior do estado e tem 27% de sua população formada por negros. Dane, por outro lado, abriga a cidade de Madison, que é tradicionalmente liberal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O povo de Wisconsin merece saber se seus processos eleitorais funcionaram de maneira legal e transparente. Lamentavelmente, a integridade dos resultados eleitorais não são confiáveis sem uma recontagem nesses dois condados", disse Jim Troupis, advogado de Wisconsin que faz parte da equipe de campanha Trump.

O estado de Wisconsin permite que qualquer candidato peça a recontagem de votos quando a diferença entre os candidatos mais votados é menor que 1% – este é o caso das eleições presidenciais deste ano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar de a contagem dos votos do pleito norte-americano ainda não ter terminado oficialmente, as projeções indicam que Biden soma 290 delegados, contra 232 de Trump – números que asseguram vitória ao candidato democrata. Enquanto Biden nomeia sua equipe de governo, Trump não aceita a derrota e alega repetidas vezes que a eleição foi "fraudada".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO