CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Catalunha pode declarar independência nesta terça

O Parlamento da Catalunha se reúne nesta terça em sessão em em que é esperado que o presidente desta região autônoma, Carles Puigdemont, possa declarar unilateralmente a independência em relação à Espanha; governo de Madri prometeu reagir caso a região avance com a independência unilateral

Manifestantes levantam bandeiras da Catalunha durante protesto, em Barcelona 03/10/2017 REUTERS/Enrique Calvo (Foto: Giuliana Miranda)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A região da Catalunha, na Espanha, pode declarar sua independência de forma unilateral nesta terça-feira (10).

Às 13h (horário de Brasília) ocorre a sessão no Parlamento da Catalunha em que é esperado que o presidente desta região autônoma, Carles Puigdemont, possa declarar unilateralmente a independência em relação à Espanha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Catalunha realizou um referendo pela independência no dia 1º de outubro, que teve comparecimento de apenas 43%, dos quais 90% afirmaram que querem a separação do país e a formação de uma república. A votação do referendo foi considerada ilegal pelo governo de Madri desde o primeiro momento em que a região anunciou sua intenção.

A consulta foi marcada pela violência policial, quando as forças de segurança enviadas por Madri tentaram evitar sua realização em cem diferentes seções eleitorais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No último fim de semana, milhares de espanhóis foram às ruas e pediram que Puigdemont voltasse atrás. Na segunda, a prefeita de Barcelona, que é a capital da Catalunha, também pediu que ele não declarasse a independência porque "a coesão social" pode estar em risco.

O governo de Madri prometeu reagir caso a região avance com a independência unilateral. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o jornal espanhol “El País”, o governo central espanhol está estudando algumas opções legais, como ativar o artigo 155 da Constituição, que pode suspender a autonomia da região.

As informações são de reportagem do G1.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO