Catalunha pode declarar independência nesta terça

O Parlamento da Catalunha se reúne nesta terça em sessão em em que é esperado que o presidente desta região autônoma, Carles Puigdemont, possa declarar unilateralmente a independência em relação à Espanha; governo de Madri prometeu reagir caso a região avance com a independência unilateral

Manifestantes levantam bandeiras da Catalunha durante protesto, em Barcelona 03/10/2017 REUTERS/Enrique Calvo
Manifestantes levantam bandeiras da Catalunha durante protesto, em Barcelona 03/10/2017 REUTERS/Enrique Calvo (Foto: Giuliana Miranda)

247 - A região da Catalunha, na Espanha, pode declarar sua independência de forma unilateral nesta terça-feira (10).

Às 13h (horário de Brasília) ocorre a sessão no Parlamento da Catalunha em que é esperado que o presidente desta região autônoma, Carles Puigdemont, possa declarar unilateralmente a independência em relação à Espanha.

A Catalunha realizou um referendo pela independência no dia 1º de outubro, que teve comparecimento de apenas 43%, dos quais 90% afirmaram que querem a separação do país e a formação de uma república. A votação do referendo foi considerada ilegal pelo governo de Madri desde o primeiro momento em que a região anunciou sua intenção.

A consulta foi marcada pela violência policial, quando as forças de segurança enviadas por Madri tentaram evitar sua realização em cem diferentes seções eleitorais.

No último fim de semana, milhares de espanhóis foram às ruas e pediram que Puigdemont voltasse atrás. Na segunda, a prefeita de Barcelona, que é a capital da Catalunha, também pediu que ele não declarasse a independência porque "a coesão social" pode estar em risco.

O governo de Madri prometeu reagir caso a região avance com a independência unilateral. 

De acordo com o jornal espanhol “El País”, o governo central espanhol está estudando algumas opções legais, como ativar o artigo 155 da Constituição, que pode suspender a autonomia da região.

As informações são de reportagem do G1.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247