HOME > Mundo

Cazaquistão já contabiliza 225 mortos desde o início dos protestos

Protestos violentos começaram neste mês no estado produtor de petróleo da Ásia Central, após um salto nos preços dos combustíveis para carros

Protesto no Cazaquistão (Foto: Reuters)

ALMATY, 15 Jan (Reuters) - Os corpos de 225 pessoas mortas em protestos no Cazaquistão na semana passada, incluindo 19 membros das forças de segurança, foram entregues em necrotérios em todo o país, disse a procuradoria-geral neste sábado.

O número inclui civis e "bandidos" armados mortos pelas forças de segurança, disse Serik Shalabayev, chefe da acusação criminal da promotoria, em um briefing.

Ele não forneceu uma repartição exata dos números e disse que os números podem ser atualizados mais tarde.

Protestos violentos começaram neste mês no estado produtor de petróleo da Ásia Central, após um salto nos preços dos combustíveis para carros. O número fornecido por Shalabayev confirmou que a violência foi a mais mortal na história pós-soviética do país. consulte Mais informação

Shalabayev disse que 50.000 pessoas se juntaram aos tumultos em toda a ex-república soviética em seu pico em 5 de janeiro, quando multidões invadiram e incendiaram prédios do governo, carros, bancos e lojas em várias grandes cidades.