Chanceler chinês defende cooperação contra pandemia em videoconferência do Brics

Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse que a comunidade internacional não pode permitir que novas tensões e divisões serem criadas "como resultado da politização ou estigmatização"

Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi
Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi (Foto: Sputnik / Iliya Pitalev)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik Brasil - A comunidade internacional deve se concentrar na cooperação para superar a pandemia de Covid-19 e parar de "apontar dedos", afirmou o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, nesta terça-feira (28).

Wang fez os comentários durante uma videoconferência dos ministros das Relações Exteriores do BRICS. Ele pediu à comunidade internacional que se abstenha de politizar a situação. 

"Lutar contra a Covid-19 é como apagar fogo. Cada minuto conta quando a vida está em risco. A comunidade global nunca deve ser distraída de sua resposta colaborativa para apontar o dedo ou querer apontar culpados, menos ainda permitir novas tensões e divisões serem criadas como resultado da politização ou estigmatização", afirmou o chanceler chinês. 

Pequim também acrescentou que a China apoia o compartilhamento das melhores práticas e métodos para combater a pandemia. 

Durante a reunião, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que Moscou continuará a apoiar a Organização Mundial da Saúde (OMS) apesar da decisão dos Estados Unidos de suspender seu financiamento do organismo internacional. 

Lavrov também exortou os países do BRICS a lançarem um mecanismo para o desenvolvimento de uma vacina contra a COVID-19.

As principais autoridades de Washington, incluindo o presidente Donald Trump, acusaram repetidamente a China de tentar encobrir a pandemia de coronavírus.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247