CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Chanceler chinês diz que EUA retomaram mentalidade da Guerra Fria

O chanceler da China, Wang Yi, condenou a afirmação do secretário de Estado dos EUA de que fracassou a política de relações com a China e comparou a declaração a um “vírus político”

Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi (Foto: Sputnik / Iliya Pitalev)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi considera que seu colega estadunidense Mike Pompeo retoma a mentalidade da Guerra Fria ao afirmar que a política de engajamento com a China seguida por sucessivas administrações dos EUA fracassou.

Para Wang Yi, a afirmação de Pompeo fecha os olhos para tudo o que foi alcançado nas relações sino-americanas nas últimas décadas e mostra a ignorância sobre o processo histórico e a falta de respeito pelos povos chinês e estadunidense.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O chanceler chinês disse também que tais declarações são uma espécie de vírus político que é compreensivelmente questionado e repreendido por pessoas nos Estados Unidos e na comunidade internacional. 

Há mais de quatro décadas, líderes da China e dos Estados Unidos deram o aperto de mão através do vasto Oceano Pacífico, acrescentou Wang, observando que o que tornou isso possível é que os dois países aderiram ao princípio do respeito mútuo e buscaram uma base comum ao mesmo tempo em que deixavam de lado as diferenças.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nos últimos mais de 40 anos desde que os dois países estabeleceram os laços diplomáticos, diversas gerações de chineses e americanos trabalharam juntos para promover as relações China-EUA, disse Wang.

Como resultado, os laços bilaterais se tornaram um dos relacionamentos mais profundamente entrelaçados do mundo, com áreas de cooperação mais amplas e interesses comuns mais amplos. "Ninguém pode negar esses fatos", acrescentou Wang.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quarenta anos depois, embora a China e os Estados Unidos sejam bastante diferentes no sistema social e muitos outros aspectos, essas diferenças não afetam a coexistência pacífica e a cooperação de benefício mútuo entre os dois países, e não devem afetar seus laços bilaterais no futuro, disse ele.

Não é necessário nem possível que os dois lados transformem um ao outro, enfatizou Wang. "Em vez disso, devemos respeitar a escolha feita independentemente pelo povo do outro lado."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As principais realizações da China nas últimas décadas mostram que o caminho do socialismo com características chinesas adaptou a China e também beneficiou o mundo, indicou Wang.

A China continuará a buscar o desenvolvimento e o progresso para atender ao desejo de seu povo e dar contribuições novas ainda maiores à humanidade, continuou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Quem tentar atrapalhar esse processo apenas falhará", disse Wang, informa a Xinhua.
 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO