CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Chanceler do Irã diz que derrotará política de sanções dos EUA

O chanceler do Irã Mohamad Javad Zarif afirmou que a política anti-iraniana dos EUA será derrotada e sofrerá o mesmo destino que seu drone espião experimentou qualdo violou o espaço aéreo do Irã

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif (Foto: Paulo Emílio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

HispanTV - "O Irã fará com que a política externa dos EUA fracasse, assim como causou o fracasso de seu drone", disse na terça-feira (15) o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif.  

Em uma reunião com um grupo de ativistas iranianos, o chefe da diplomacia persa destacou a resistência da nação, que enfrenta há vários anos as pressões e medidas coercitivas dos Estados Unidos.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em outra parte de seu discurso, Zarif se referiu à retirada unilateral de Washington - em maio de 2018 - do acordo nuclear selado em 2015 entre Teerã e o Grupo 5 + 1 (então formado pelos EUA, Reino Unido, França, Rússia e China, além da Alemanha) e a reimposição de sanções contra o Irã pela Casa Branca.  

A República Islâmica sabia que Washington não é confiável e, devido a esse conhecimento, incluímos no acordo os artigos 26, 36 e 37, que garantem os direitos do país persa, em caso de violação do pacto, acrescentou.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o artigo 26, se um dos signatários voltar a aplicar sanções ou criar novas restrições ao Irã em relação ao seu programa de energia nuclear, Teerã poderá alegar atos hostis "como uma razão para deixar de cumprir total ou parcialmente seus compromissos".  

O Artigo 36 estipula, por sua vez, que se alguma parte do pacto não cumprir seus compromissos, o Irã poderá remeter o assunto para a Comissão Mista Irã-G5 + 1.    

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De fato, após um ano de paciência estratégica após os EUA se retirar do acordo, e devido à inação da Europa para compensar a violação dos EUA, o Irã decidiu em maio agir reciprocamente, reduzindo progressivamente alguns de seus compromissos, a fim de forçar seus parceiros europeus a assumirem suas obrigações.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO