Chanceler iraniano diz que diálogo com os EUA deve se basear no respeito mútuo

O chanceler do Irã, Mohammed Yavad Zarif, afirmou nesta terça-feira (23) que qualquer diálogo com os Estados Unidos deve basear-se no respeito mútuo

Chanceler iraniano diz que diálogo com os EUA deve se basear no respeito mútuo
Chanceler iraniano diz que diálogo com os EUA deve se basear no respeito mútuo (Foto: Alalam.ir)

247, com Prensa Latina - O chanceler do Irã, Mohammed Yavad Zarif, afirmou nesta terça-feira (23) que qualquer diálogo com os Estados Unidos deve basear-se no respeito mútuo.

'Não condicionamos negociações, mas achamos que para haver conversações é necessário respeito mutuo e não confiança mútua', pontuou.

Para um diálogo com o governo de Donald Trump, apontou, é imprescindível que os Estados Unidos retornem ao Plano Integral de Ação Conjunta, como se denomina o acordo nuclear, e detenha suas sanções unilaterais.

Zarif acrescentou que em regra geral os protagonistas de uma negociação não necessariamente têm confiança nas contrapartes, embora deva haver ao menos respeito de ambas as partes.

Em todo caso, os Estados Unidos estão obrigados por lei a retornar ao tratado nuclear selado em 2015 entre Teerã e seis potências mundiais, entre estas os próprios Estados Unidos.

O chefe da diplomacia iraniana opinou que se cada novo governo norte-americano pode abandonar sem freios o fruto de dois anos e meio de intensas negociações, abre-se a porta da dúvida sobre a confiabilidade dos Estados Unidos.

Não haverá confiança alguma para implementar outros acordos internacionais com esse país, sublinhou.

'Os Estados Unidos não respeitaram obrigações legais com o tratado, disse, e por esse motivo mina a utilidade de uma nova negociação'.

Quanto à permanência do Irã no acordo nuclear, Zarif declarou que seu país determinará por si mesmo se os benefícios econômicos e políticos superam os custos.

'Tomaremos a decisão com base em uma avaliação de nossa segurança e interesses nacionais', afirmou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247