Chanceler russo visitará Brasil, Cuba e Suriname na próxima semana

O Ministério do Exterior russo confirmou nesta sexta-feira (19) a visita do ministro do Exterior Serguei Lavrov à América Latina, que inclui Brasil, Cuba e Suriname

(Foto: Ivan Sekretarev)

Prensa Latina - O Ministério do Exterior russo confirmou nesta sexta-feira (19) a visita do chanceler Serguei Lavrov à América Latina, que inclui Brasil, Cuba e Suriname; no Brasil, vai participar em uma reunião do Brics.  

Na próxima quarta-feira (24), Lavrov conversará com seu colega cubano, Bruno Rodríguez, em Havana, informou o Ministério do Exterior da Rússia.  Durante as conversações em Cuba, as partes abordarão as questões mais cruciais da agenda bilateral, internacional e regional. 

Além disso, várias reuniões com os líderes da ilha estão agendadas.   

Na reunião dos Brics, a ser realizada no Rio de Janeiro serão abordados temas como a manutenção da paz e segurança e a resolução de conflitos internacionais.   

O grupo, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul abordará também a coordenação da posição do bloco em fóruns multilaterais, intensificando os esforços conjuntos para combater o terrorismo e a criminalidade transnacional.   

Os ministros dos países do Brics avaliarão a cooperação estratégica no âmbito do grupo em três aspectos fundamentais: política, economia e humanidades, bem como discutirão os preparativos para a 11ª Cúpula do bloco, a ser realizada em 13 e 14 de novembro, em Brasília.  Na próxima sexta-feira (19), Lavrov se reunirá com o chanceler brasileiro Ernesto Araújo, disse Zajarova.  

Os dois países abordarão a cooperação russo-brasileira no âmbito da parceria estratégica, particularmente nos campos econômico e comercial, de investimento e científico e tecnológico, informou a porta-voz russa.  A principal atenção será dada aos temas da agenda regional e às perspectivas de cooperação nos principais fóruns multilaterais: ONU, Brics e o grupo dos 20, disse Zajarova.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247