Chanceler Wang Yi diz que a reunificação da China é inevitável
Ministro das Relações Exteriores reafirmou que no mundo só existe uma China
Rádio Internacional da China - O chanceler chinês, Wang Yi, disse em entrevista na semana passada ao Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês) que a recuperação das relações diplomáticas entre a China e a Nicarágua mostra que o princípio de “Uma só China” é um consenso internacional, uma vontade popular e uma tendência geral.
Ele enfatizou que no mundo só existe uma China. Taiwan faz parte da China, o que é um fato histórico e jurídico inegável. As autoridades do Partido Democrático Progressista (DPP) que buscam a "independência de Taiwan" são culpadas pela tensão entre os dois lados do Estreito de Taiwan. Segundo ele, os EUA violaram os seus compromissos feitos no estabelecimento das relações diplomáticas com a China e encorajaram as forças da “independência de Taiwan”, o que não só levará Taiwan a uma situação perigosa, mas também fará o próprio país enfrentar um custo insuportável.
Wang Yi afirmou que a reunificação da China é imparável e o fracasso da "independência de Taiwan" é um resultado inevitável. Não há outra solução para Taiwan exceto a reunificação com a parte continental da China. Esta é a inevitabilidade da história e a lógica da realidade.