China adverte que não haverá vencedores numa guerra comercial

Em declaração emitida pelo; Ministério do Comércio, a China adverte que não haverá vencedores numa guerra comercial, que poderá 'danificar as cadeias de abastecimento'

China adverte que não haverá vencedores numa guerra comercial
China adverte que não haverá vencedores numa guerra comercial

247, com Diário do Povo - Os EUA estão "abrindo fogo sobre o mundo inteiro, inclusive sobre si próprios", ao ameaçar impor tarifas, e a China irá responder assim que estas sejam aplicadas, advertiu o Ministério do Comércio chinês nesta quinta-feira (5).

Segundo o porta-voz ministerial, Gao Feng, esta ação irá "danificar as cadeias de abastecimento globais".

As tarifas de 34 bilhões de dólares sobre os produtos chineses deverão passar a ter efeito nesta sexta-feira (6) em Washington – às 12:01 de Pequim – segundo a confirmação via email de um representante comercial dos EUA, noticiado pela Bloomberg.

Gao Feng, porta-voz do ministério disse na quinta-feira que cerca de 59% dos 34 bilhões de dólares em produtos chineses são produzidos por empresas de investimento estrangeiro na China.

"Se esta lista for implementada em 6 de julho, os EUA irão impor tarifas a empresas chinesas e estrangeiras, incluindo empresas norte-americanas", disse Gao. "As medidas dos EUA irão essencialmente danificar as cadeias de fornecimento e de valor globais".

O sistema financeiro da China é estável, com os riscos sistêmicos sob controle, graças ao crescimento sólido do financiamento social e aos lucros reforçados nas empresas listadas durante a primeira metade do ano, disse Guo Shuqing, secretário do Partido do Banco Popular da China — o banco central do país — e presidente da Comissão Reguladora de Bancos e Seguradoras da China, durante uma entrevista quinta-feira ao Financial News.

"Os fundamentos econômicas do país determinam que é improvável que o Yuan se deprecie substancialmente", disse ele em resposta a uma questão sobre as tensões comerciais sino-americanas terem um impacto no sistema financeiro.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247