China comemora êxitos alcançados em 40 anos de reforma e abertura

Na comemoração do 40º aniversário da reforma e abertura da China, o presidente Xi Jinping exaltou o conjunto de diretrizes e políticas que conduziram o país a se transformar na potência que é hoje. 

China comemora êxitos alcançados em 40 anos de reforma e abertura
China comemora êxitos alcançados em 40 anos de reforma e abertura

247, com Xinhua - A China comemora em grande estilo o transcurso do 40º aniversário da Reforma e Abertura - conjunto de diretrizes e políticas que conduziram o país a se transformar na potência que é hoje. Na sexta-feira (14), teve lugar em Pequim um concerto de gala. Nesta terça-feira (14), realizou-se uma reunião solene com toda a cúpula do Partido e do Estado e quadros de todas as áreas.

Na ocasião, o presidente chinês, Xi Jinping, pediu a adesão ao caminho socialista com características chinesas e o desenvolvimento constante do socialismo com características chinesas.

Para fazer avançar a reforma e o desenvolvimento em um país com uma civilização com mais de cinco mil anos e mais de 1,3 bilhão de pessoas, não se pode contar com um manual com regras infalíveis, disse Xi.

"Ninguém está em condições de ditar ao povo chinês o que deve ou não deve fazer", acrescentou.

Xi Jinping, enfatizou o compromisso da China de se abrir mais ao mundo e promover esforços conjuntos para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

A prática da reforma e abertura nos últimos 40 anos mostra que a abertura traz progressos, enquanto o isolamento conduz ao atraso, disse Xi.

"A China não pode desenvolver-se isolada do mundo, e o mundo necessita da China para a prosperidade global", disse Xi.

"Levando em consideração os imperativos internos e internacionais da China, somos comprometidos com a política nacional fundamental de abertura, seguimos uma abordagem proativa para a abertura, e entramos em uma nova etapa de abertura abrangente, multinivelada e ampla, criando dessa forma um ambiente internacional saudável e um espaço de desenvolvimento mais amplo para a China", disse Xi.

Xi Jinping também resumiu os grandes êxitos alcançados pelo país com a reforma e abertura.

Disse que a China tem demonstrado a forte vitalidade do socialismo científico com fatos indisputáveis e que tem dado passos decisivos na jornada de enriquecimento e fortalecimento nacional.

Xi destacou que a China tem desenvolvido sua democracia socialista e aumentado de forma notável seu soft power cultural e a influência internacional da cultura chinesa.

O presidente chinês ressaltou que o país se livrou dos problemas que tinham afetado seu povo por milhares de anos, incluindo fome, carência e pobreza.

Entre os grandes êxitos da China, segundo o presidente Xi, está o significativo fortalecimento da governança ecológica e ambiental.

Xi Jinping se referiu ainda à defesa nacional e aos esforços pela reunificação da pátria. Disse que o exército popular se tornou uma força invencível na proteção do bem-estar do povo e na defesa da paz da pátria e do mundo e que o Partido e o Governo estão sempre comprometidos a impulsionar a grande causa da reunificação pacífica da pátria. A identidade nacional e a identidade cultural dos chineses tanto no interior quanto no exterior têm sido fortalecidas de forma notável.

O líder chinês comemorou que o país esteja se aproximando do cenário central do mundo, e seja amplamente reconhecido como um promotor da paz mundial, um contribuidor do desenvolvimento global e um sustentáculo da ordem internacional.

Finalmente, entre os êxitos da reforma e abertura, Xi Jinping ressaltou que o Partido Comunista da China tem sempre se comprometido com o fortalecimento e aperfeiçoamento de sua liderança e alcançou uma uma vitória abrangente na luta anticorrupção.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247