China defende desenvolvimento seguro e sustentável da energia nuclear

A China disse nesta terça-feira (3), que em 70 anos de desenvolvimento da indústria nuclear sempre respeitou os padrões de segurança e manteve um bom histórico no estímulo à inovação para garantir a suficiência energética e o cuidado ambiental

China, energia nuclear
China, energia nuclear (Foto: Diário do Povo)

Prensa Latina - A China disse nesta terça-feira (3), que em 70 anos de desenvolvimento da indústria nuclear sempre respeitou os padrões de segurança e manteve um bom histórico no estímulo à inovação para garantir a suficiência energética e o cuidado ambiental. 

De acordo com um documento sobre questão nuclear divulgado pelo Gabinete de Informações do Conselho de Estado, o setor cresceu do zero e constantemente para formar um sistema completo que contribui para melhorar o padrão de vida das pessoas e promover o progresso econômico de alta qualidade. 

O documento menciona o desenho de medidas de segurança próprias, a validade de um regulamento unificado por meio de organizações especiais, o cumprimento de obrigações internacionais e a promoção da cooperação bilateral e multilateral no campo acima mencionado.  

"A China promoveu ativamente o uso pacífico da energia nuclear em benefício de toda a humanidade e contribuiu com sua sabedoria e força para a governança global em segurança nuclear", afirma o documento.  

O texto também se refere ao fortalecimento do suporte técnico, ao treinamento de profissionais, à abrangente revisão e administração de licenças, bem como ao fortalecimento dos controles e supervisão constante das instalações, atividades e materiais radioativos.  

O país monitora o ambiente da radiação o tempo todo, estabelece um sistema de medição nos níveis estadual, provincial e municipal e executa projetos de curto, médio e longo prazos que ajudam a prevenir e mitigar acidentes graves.  

De acordo com o documento, a China assume o  compromisso de pesquisar e buscar tecnologias de segurança nuclear e sua inclusão nos planos nacionais de programas técnico-científicos, com foco no trabalho estratégico para o bem público.  

Entre outras questões, o documento enfatiza que o desenvolvimento dessa indústria corresponde às necessidades da população, não deixa riscos ou prejudica as gerações futuras e garante o progresso sustentável da civilização humana.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247