China diz que Taiwan 'não é Ucrânia' enquanto ilha aumenta nível de alerta
Taiwan "não é a Ucrânia" e sempre foi uma parte inalienável da China, disse o Ministério das Relações Exteriores do país socialista asiático
247 - Taiwan "não é a Ucrânia" e sempre foi uma parte inalienável da China, disse o Ministério das Relações Exteriores da China nesta quarta-feira (23), quando a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu que a ilha reforce a vigilância sobre as atividades militares.
Os comentários vêm depois que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, sinalizou o risco para Taiwan em um alerta na semana passada sobre as consequências danosas em todo o mundo se as nações ocidentais não cumprirem suas promessas de apoiar a independência da Ucrânia.
A China, que tem Taiwan como parte do seu território, intensificou a atividade militar perto da ilha nos últimos dois anos, embora Taiwan não tenha relatado manobras incomuns recentes das forças chinesas à medida que a tensão sobre a Ucrânia aumentou.
Falando em Pequim, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, descartou qualquer ligação entre as questões da Ucrânia e de Taiwan.
"Taiwan não é a Ucrânia", disse ela. "Taiwan sempre foi uma parte inalienável da China. Este é um fato histórico e legal indiscutível."
