CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

China e Brasil expressam vontade de promover 'parceria estratégica abrangente'

Em reunião entre o chefe das Relações Internacionais do Partido Comunista da China, Yang Jiechi, e o ministro-chefe do Gabinete da Segurança Institucional do Brasil, Augusto Heleno, os dois países se comprometeram a incrementar as relações bilaterais

Reunião entre representantes do Brasil e da China (Foto: Xinhua)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Xinhua - A China e o Brasil dão grande importância a sua relação bilateral e querem continuar fomentando sua parceria estratégica abrangente, afirmaram na sexta-feira (18) autoridades governamentais de alto nível em uma reunião entre os dois países.

Yang Jiechi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), reuniu-se na capital brasileira com Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete da Segurança Institucional do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Yang, também diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PCC, afirmou que a China sempre considerou e desenvolveu as relações com o Brasil com uma perspectiva estratégica e de longo prazo.

China e Brasil são países em desenvolvimento e economias de mercado emergentes, e desde que estabeleceram relações diplomáticas há 45 anos, seus laços se desenvolveram de forma saudável e estável, destacou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cooperação pragmática em diversos aspectos foi frutífera e se tornou um modelo de cooperação e desenvolvimento conjunto entre grandes países em desenvolvimento, acrescentou.

Yang assegurou que a China tem a vontade de promover a integração da Iniciativa do Cinturão e Rota com o plano de desenvolvimento do Brasil e reforçar os intercâmbios entre pessoas, as interações e comunicação regionais, assim como a coordenação em assuntos regionais e internacionais, a fim de gerar novos benefícios para os dois países e povos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele destacou que Jair Bolsonaro, iniciará em breve, a convite do presidente chinês, Xi Jinping, sua primeira visita de Estado à China, e que os líderes dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reunirão no mês próximo no Brasil.

A China dará todo seu apoio ao Brasil na organização do evento, prometeu Yang, acrescentando que seu país está convencido de que as duas partes trabalharão juntas para garantir o êxito da reunião entre os dois chefes de Estado, projetar de forma conjunta o plano futuro das relações bilaterais e atualizar a parceria estratégica abrangente entre os dois países.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Heleno, por sua parte, disse que os participantes da 9ª Reunião dos Altos Representantes do BRICS para Assuntos de Segurança chegaram a um consenso amplo que reforçou a unidade e a cooperação entre os cinco países.

O Brasil considera muito importantes suas relações com a China, destacou. Ele referiu-se também à primeira visita de Estado de Bolsonaro à China em alguns dias e mencionou que a parte brasileira espera a viagem de Xi ao Brasil no próximo mês para participar da reunião de líderes do BRICS.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tudo isto, a seu julgamento, reflete a importância da relação entre o Brasil e a China.

O Brasil aprecia a resolução da China em sua luta contra o terrorismo e continuará apoiando com firmeza a posição do país nos temas relacionados com Taiwan, Tibet e Xinjiang.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, Heleno salientou que seu país deseja reforçar a cooperação pragmática com a China em comércio, infraestruturas, agricultura e ciência e tecnologia, e também consolidar e desenvolver a parceria estratégica abrangente entre os dois lados.

Por convite de Heleno, Yang participou da 9ª Reunião dos Altos Representantes do BRICS para Assuntos de Segurança em Brasília de quinta a sexta-feira.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO