China e Irã reforçam cooperação em questões de interesse mútuo

Os ministros das Relações Exteriores da China, Wang Yi e do Irã, Mohammad Javad Zariff, expressaram nesta terça-feira (19) que devem fortalecer a comunicação e a coordenação em assuntos de interesse mútuo bilateral e internacionalmente; o chanceler chinês considerou essas ações necessárias para dar um novo ímpeto à associação estratégica integral de ambas as nações

China e Irã reforçam cooperação em questões de interesse mútuo
China e Irã reforçam cooperação em questões de interesse mútuo

247, com Prensa Latina - Os ministros das Relações Exteriores da China, Wang Yi e do Irã, Mohammad Javad Zariff, expressaram nesta terça-feira (19) que devem fortalecer a comunicação e a coordenação em assuntos de interesse mútuo bilateral e internacionalmente.

O chanceler chinês considerou essas ações necessárias para dar um novo ímpeto à associação estratégica integral de ambas as nações.

Wang também elogiou o valor que Teerã atribui aos laços com a China e à participação no projeto da Faixa e da Rota.

Ele indicou que seu país deseja desempenhar um papel mais importante em questões como a reconstrução da Síria e do Iraque, o processo de paz no Afeganistão e a questão nuclear iraniana.

Por sua vez, Zarif enfatizou a conveniência de fortalecer os contatos, especialmente em defesa do tratado nuclear para garantir a validade do multilateralismo.

Ele também reiterou o valor elevado que as relações com a China têm para o Irã.

O chanceler iraniano está à frente também de uma delegação parlamentar que visita a China.

Na quinta-feira passada (14), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China já tinha declarado que Pequim rejeita as sanções unilaterais dos Estados Unidos contra o país persa e defende a cooperação bilateral, garantindo que elas fluam com respeito, dentro do marco do direito internacional.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247