China e Rússia coordenam ações para reforçar parceria estratégica

O presidente da China, Xi Jinping, e seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, conversaram na sexta-feira (15) por telefone sobre as relações bilaterais

Presidente russo, Vladimir Putin, e presidente da China, Xi Jinping, durante encontro em Moscou. 04/07/2017 REUTERS/Sergei Ilnitsky
Presidente russo, Vladimir Putin, e presidente da China, Xi Jinping, durante encontro em Moscou. 04/07/2017 REUTERS/Sergei Ilnitsky (Foto: Reinaldo)

247, com Xinhua - Ao elogiar a recente visita de Estado de Putin à China e sua presença na cúpula da Organização de Cooperação de Xanghai (OCX) realizada na cidade costeira chinesa de Qingdao, no leste da China, Xi disse que a visita de Putin foi um êxito e teve frutíferos resultados.

Xi declarou que aprecia extremamente a profunda amizade com Putin, assim como a favorável situação das relações entre a China e a Rússia.

Como a China e a Rússia se encontram em seus momentos chave de desenvolvimento, e a situação mundial e as questões importantes constituem um conjunto de mudanças complexas, o contato próximo e oportuno que mantemos e o firme apoio que nossas duas nações se ofereceram salvaguardam a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento dos dois países, e também defendem a paz, a estabilidade e a justiça regionais e globais, expressou Xi.

Xi indicou que quer trabalhar junto com Putin para conduzir a parceria de coordenação estratégica abrangente entre a China e a Rússia para manter um desenvolvimento sustentável, estável e de alto nível.

Xi felicitou a Rússia pela bem-sucedida abertura da Copa do Mundo e desejou um completo êxito para o evento com o bom trabalho de organização da Rússia.

Por sua parte, Putin felicitou novamente o êxito da cúpula da OCX em Qingdao e agradeceu à China a calorosa recepção.

Putin recordou sua recente visita de Estado à China antes da cúpula da OCX, dizendo que atingiu um importante consenso com Xi sobre a promoção de um maior desenvolvimento da parceria de coordenação estratégica abrangente entre a China e a Rússia.

Putin comentou que valoriza profundamente a amizade pessoal que tem com Xi e que quer manter um estreito contato entre eles.

"Sinceramente espero que, sob a liderança do presidente Xi Jinping, a China obtenha maiores avanços no desenvolvimento."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247