China está confiante na solidez da economia, diz primeiro-ministro

De acordo com o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, o país continuará crescendo de maneira sustentada, mantendo a reforma e abertura

China está confiante na solidez da economia, diz primeiro-ministro
China está confiante na solidez da economia, diz primeiro-ministro (Foto: REUTERS/Feng Li)

247, com Diário do Povo - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, disse no sábado (7) que a economia chinesa é totalmente capaz de manter um ímpeto de desenvolvimento estável e positivo com um ritmo de transição acelerado para um crescimento de alta qualidade.

Li fez as declarações no 8º Fórum Econômico e Comercial entre a China e os Países da Europa Central e Oriental (CEEC, na sigla em inglês) em Sófia, Bulgária.

O primeiro-ministro indicou que a economia chinesa manteve uma taxa de crescimento média de mais de 7% nos últimos cinco anos e contribuiu todos os anos com mais de 30% do crescimento mundial em média.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 6,8% em termos anuais no primeiro trimestre deste ano, acrescentou.

Li reiterou também a posição da China de seguir o caminho da reforma de mercado e uma maior abertura.

O governo chinês aprofundará de maneira integral a reforma com uma determinação mais firme e maiores esforços, assim como com ações concretas, disse Li, prometendo uma transformação profunda das funções do governo, proteção fortalecida dos direitos de propriedade intelectual e uma transformação da ordem de mercado e um ambiente empresarial com competitividade internacional.

A China anunciou uma série de medidas para ampliar a abertura, indicou Li, explicando que essa decisão vai de acordo com suas próprias necessidades de desenvolvimento e não mudará devido a fatores externos.

As medidas de abertura trarão enormes oportunidades de mercado para todo o mundo, incluindo os CEEC, apontou Li.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247