CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

China joga papel positivo na Península Coreana, diz presidente da Coreia do Sul

A situação na Península Coreana tem melhorado desde o inicio do ano passado, quando o líder norte-coreano Kim Jong-un tomou a iniciativa de reiniciar o contato com a Coreia do Sul e se dispôs a dialogar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; na opinião do presidente sul-coreano, Moon-Jae-in, a China tem desempenhado um papel positivo na desnuclearização da península e na melhoria das relações intercoreanas

China joga papel positivo na Península Coreana, diz presidente da Coreia do Sul (Foto: KCNA)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Xinhua - A China tem desempenhado um papel positivo na desnuclearização da Península Coreana e na melhoria das relações intercoreanas, disse o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em sua conferência de imprensa de Ano Novo na quinta-feira passada (10).

"A China", disse Moon, "sempre desempenhou um papel positivo na ajuda às cúpulas entre a Coreia do Sul e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), e entre a RPDC e os Estados Unidos."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As últimas conversações da cúpula entre os principais líderes da China e da RPDC desempenham "um papel muito positivo" para o sucesso da segunda cúpula entre Kim Jong-un e o presidente norte-americano Donald Trump, disse o presidente sul-coreano.

Kim e Trump realizaram a primeira reunião de cúpula entre a RPDC e os EUA em Singapura em junho de 2018. Os dois líderes expressaram seu desejo de encontrar-se novamente no futuro próximo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Moon saudou a oferta do líder da RPDC Kim Jong Un para retomar os projetos de cooperação intercoreana que exigem o levantamento, ou, pelo menos, a flexibilização, das sanções internacionais contra a RPDC.

O Complexo Industrial de Kaesong e o projeto Mount Kumgang Tour foram benéficos tanto para a Coreia do Sul, quanto para a Coreia do Norte (RPDC). Eu saúdo a intenção da Coreia do Norte de retomar (as operações) sem qualquer condição e compensação", disse Moon.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os comentários de Moon vieram em resposta à abertura que Kim fez durante o seu discurso de Ano Novo no início deste mês.

Kim disse que estava disposto a reabrir o parque industrial intercoreano na cidade fronteiriça da RPDC de Kaesong e retomar os passeios pelos Sul-Coreanos ao resort cênico da RPDC de Mount Kumgang "sem quaisquer condições prévias."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Complexo Industrial de Kaesong foi fechado pela Coreia do Sul em fevereiro de 2016, após o quarto teste nuclear da RPDC no mês anterior.

O presidente sul-coreano prometeu cooperar com a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, para resolver rapidamente a questão das sanções internacionais contra a RPDC.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para resolver rapidamente a questão das sanções, Moon disse que a RPDC é obrigada a tomar ações ousadas de desnuclearização, enquanto os Estados Unidos são obrigados a tomar medidas correspondentes.

Moon disse que se a segunda cúpula RPDC-EUA for realizada em um futuro próximo, Kim e Trump tentariam resolver suas diferenças.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Moon disse que tem a expectativa de que através de visitas entre ele e o líder norte-coreano Kim Jong-un ocorra uma virada histórica nas relações intercoreanas.

Moon disse que a segunda cúpula da RPDC-Estados Unidos e a viagem de Kim a Seul seria um ponto de virada para solidificar firmemente a paz na Península, prometendo apertar sua guarda até que a promessa de desnuclearizar a península seja mantida e a paz seja totalmente institucionalizada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO