China leva ao Leste Europeu projeto da Nova Rota da Seda

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, reúne-se na Croácia, nesta sexta-feira (12), com dirigentes da Europa Central e do Leste Europeu. O encontro tem por finalidade tratar de economia, sob os olhares atentos e preocupados da União Europeia, temerosa de que a China divida a Europa

China leva ao Leste Europeu projeto da Nova Rota da Seda
China leva ao Leste Europeu projeto da Nova Rota da Seda

AFP - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, reúne-se na Croácia, nesta sexta-feira (12), com dirigentes da Europa Central e do Leste Europeu. O encontro tem por finalidade tratar de economia, sob os olhares atentos e preocupados da União Europeia, temerosa de que a China divida a Europa.

A cidade costeira de Dubrovnik recebe a 8ª cúpula "16+1" - China e 16 países da Europa Central e Oriental -, uma plataforma para os investimentos chineses nestes países, que vão da Estônia à Albânia, passando pela Polônia e pela própria Croácia.

Li Keqiang negou que o objetivo de Pequim seja dividir a Europa e, em um artigo publicado em jornais croatas, descreveu a cúpula com entusiasmo.

"Quando se reúnem 17 países de todas as cores, obtém-se algo mais valioso do que um arco-íris", afirma.

"Se construirmos uma ponte arco-íris entre a Ásia e a Europa, conseguiremos uma grande cooperação para o futuro", acrescenta.

O Leste Europeu é um componente essencial do projeto chinês da "nova rota da seda".

Lançado por Pequim em 2013, este grande projeto prevê investimentos de um trilhão de dólares em infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e marítimas para permitir o fluxo de comércio com a China.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247