CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

China poderia 'colocar Taiwan de joelhos' sem dar um único tiro, diz ex-chefe do Pentágono

Pequim tem medidas para "exercer uma enorme pressão" sobre Taiwan "sem dar um único tiro", através de medidas cibernéticas e econômicas, diz Robert Gates

Bandeiras da China e de Taiwan retratadas sob a sombra de aviões militares 09/04/2021 REUTERS/Dado Ruvic (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Secretário do Departamento de Defesa dos EUA de 2006 a 2011, Robert Gates considera que há poucas probabilidades de a China atacar Taiwan. A opinião dele foi dada no podcast One Decision, na quinta-feira (23).

"Pessoalmente, acho que a probabilidade de uma invasão em grande escala é muito baixa. Chineses nunca realizaram uma operação anfíbia. Teria que ser algo como o Dia D [o desembarque na Normandia dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial], teria que ser enorme", disse o ex-secretário de Defesa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, Gates observa que Pequim tem outras medidas para "exercer uma enorme pressão" sobre Taipé "sem dar um único tiro" através de medidas cibernéticas e econômicas. Pequim "poderia colocar Taiwan de joelhos e criar enormes estímulos para que Taiwan tenha uma atitude muito diferente em relação à China", frisou.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan relatou ontem (23) a incursão de 22 aviões do Exército de Libertação Popular (ELP) da China no sudoeste da zona de identificação da defesa aérea da ilha (ADIZ, na sigla em inglês).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vale lembrar que os Estados Unidos aprovaram a venda de peças de reposição avaliadas em US$ 120 milhões (R$ 589 milhões) para ajudar Taiwan a manter seus navios de guerra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pequim considera a venda uma ação para desestabilizar a região e minar a soberania e os interesses de segurança do país, além de comprometer a paz no estreito de Taiwan.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO