China reitera apoio ao acordo nuclear com Irã

A China elogiou o cumprimento rigoroso pelo Irã das obrigações impostas pelo Plano de Ação Integral Conjunto (acordo nuclear) e vai continuar a manter e executar o pacto com as partes envolvidas, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores

China reitera apoio ao acordo nuclear com Irã
China reitera apoio ao acordo nuclear com Irã

Xinhua - A China elogiou o cumprimento rigoroso pelo Irã das obrigações impostas pelo Plano de Ação Integral Conjunto (acordo nuclear que o país persa assinou com os cinco países membros do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha) e vai continuar a manter e executar o acordo com as partes envolvidas, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

O porta-voz Geng Shuang fez as observações em uma coletiva de imprensa ao comentar sobre a perspectiva do acordo e a política dos Estados Unidos de impor pressão máxima, após o governo americano anunciar em abril a decisão de parar de emitir isenções de sanções para qualquer país que importar petróleo do Irã. União Europeia, França, Alemanha e Reino Unido reiteraram apoio ao acordo nuclear do Irã.

"O Plano de Ação Integral Conjunto é um acordo multilateral ratificado do Conselho de Segurança da ONU, para manter o regime internacional de não proliferação nuclear e a paz e estabilidade no Oriente Médio", disse Geng, destacando que o acordo deve ser implementado de forma abrangente e efetiva.

A China se opõe firmemente a sanções unilaterais e à chamada "jurisdição de braço longo" imposta pelos EUA no Irã e reiterou muitas vezes que a cooperação normal no setor energético sob lei internacional entre o Irã e outros países é totalmente razoável, legítima e legal e deve ser respeitada e protegida, disse o porta-voz.

Geng disse que a China elogiou o cumprimento rigoroso pelo Irã das obrigações do acordo e vai trabalhar com as partes envolvidas para manter e executar o acordo, bem como proteger os direitos e interesses lícitos e legítimos dos negócios chineses.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247