CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Com apoio da Otan, EUA dão ultimato à Rússia sobre tratado nuclear

Os Estados Unidos deram à Rússia um ultimato de 60 dias nesta terça-feira (4) para esclarecer o que Washington considera uma violação de um tratado de controle de armas nucleares que mantém a Europa livre de mísseis; a Rússia nega qualquer desenvolvimento deste tipo de mísseis terrestres de cruzeiro, de alcance intermediário, capazes de transportar ogivas nucleares e atingir rapidamente cidades europeias

Com apoio da Otan, EUA dão ultimato à Rússia sobre tratado nuclear
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Reuters - Os Estados Unidos deram à Rússia um ultimato de 60 dias nesta terça-feira (4) para esclarecer o que Washington considera uma violação de um tratado de controle de armas nucleares que mantém a Europa livre de mísseis. A Rússia nega qualquer desenvolvimento deste tipo de mísseis terrestres de cruzeiro, de alcance intermediário, capazes de transportar ogivas nucleares e atingir rapidamente cidades europeias.

Aliados da Otan liderados pela Alemanha pressionaram o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo (foto) , em uma reunião em Bruxelas para dar à diplomacia uma última chance antes que Washington se retire do Tratado de Forças Nucleares de de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por sua vez, os ministros de Relações Exteriores da Otan concordaram em declarar formalmente a Rússia em "violação material" do tratado INF, em um comunicado em apoio aos Estados Unidos.

Embora o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, tenha dito que agora haverá uma intensa mobilização diplomática para tentar convencer a Rússia a desistir do que Pompeo disse serem "múltiplos batalhões dos mísseis SSC-8", Washington deve se retirar do tratado em fevereiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Seu alcance os torna uma ameaça direta à Europa", disse Pompeo sobre os mísseis, que também são chamados de Novator 9M729, depois de uma reunião com seus colegas da Otan. Ele acrescentou que as ações da Rússia "prejudicam muito a segurança nacional dos EUA e de nossos aliados".

Pompeo afirmou que o governo norte-americano levantou a questão pelo menos 30 vezes desde 2013 com Moscou, mas só recebeu em resposta, segundo ele, negações e ações contrárias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"À luz destes fatos, os Estados Unidos declaram a Rússia em violação material do tratado e suspenderemos nossas obrigações ... em 60 dias, a menos que a Rússia retorne ao cumprimento total e verificável", declarou Pompeo.

Ele sinalizou que Washington será forçado a restaurar o equilíbrio militar na Europa depois desse período, mas se recusou a dar mais detalhes, dizendo apenas que os testes e implantações de novos mísseis estão suspensos até então.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alemanha, Holanda e Bélgica estão preocupadas com a instalação de mísseis norte-americanos na Europa, como aconteceu nos anos 1980.

O tratado INF, negociado pelo então presidente Ronald Reagan e pelo líder soviético Mikhail Gorbachev e ratificado pelo Senado dos EUA, eliminou os arsenais de mísseis de médio alcance das duas maiores potências nucleares do mundo e reduziu suas capacidades de lançarem um ataque nuclear a curto prazo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os mísseis US Cruise e Pershing implantados no Reino Unido e na Alemanha Ocidental foram removidos como resultado do tratado, enquanto a União Soviética retirou seus SS-20s de alcance europeu.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO