CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Com apoio do Brasil e dos EUA, OEA aprova tratado que abre a porta para intervenção militar na Venezuela

Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou projeto apresentado por aliados do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, que prevê a a convocação do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar), o que praticamente abre as portas para uma intervenção militar no país sul-americano. Doze dos dezoito países-membros do Tiar votaram a favor do projeto apresentado pelas Missões Permanentes do Brasil, Colômbia e EUA

Líder da oposição venezuelana Juan Guaidó (Foto: REUTERS/Manaure Quintero)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou um projeto de resolução apresentado por aliados do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, que prevê a a convocação do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar), o que praticamente abre as portas para uma intervenção militar no país sul-americano. 

Doze dos dezoito países-membros do Tiar votaram a favor do projeto apresentado pelas Missões Permanentes do Brasil, Colômbia e Estados Unidos, que vem defendendo abertamente uma intervenção contra o governo do presidente Nicolás Maduro. Apenas cinco países, entre eles o Uruguai e o México, se posicionaram contra a medida. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma reunião com os ministros do Exterior dos países-membros pra tratar da crise venezuelana será convocada para a segunda quinzena de setembro. De acordo com uma reportagem do jornal O Globo, Guaidó não teria, no momento, interesse em uma intervenção armada, mas em ações como a ruptura de comunicações e na interrupção de relações diplomáticas com o governo Maduro. 

Na reunião, o Uruguai ressaltou que o Tiar deve ser empregado em casos de “ataques externos”, não tendo aplicação na crise interna da Venezuela. O México, que não faz parte do pacto, afirmou considerar “inaceitável” o uso político do Tiar, que possibilita o uso de uma intervenção militar em um país latino-americano, o que vai de encontro aos fundamentos da própria OEA. Os representantes da Bolívia abandonaram a reunião em repúdio às discussões sobre o assunto.  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO