Com mais peso global, Brasil se oferece como mediador na Síria

Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota disse que o País está disposto a contribuir com a Rússia e os EUA em busca de uma solução negociada para o fim da crise no país árabe, há dois anos em guerra; "O Brasil, há muito tempo, apoia uma solução negociada para a questão da Síria", disse o chanceler; após eleição do diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, o Brasil se mostra com mais peso nas negociações mundiais

Com mais peso global, Brasil se oferece como mediador na Síria
Com mais peso global, Brasil se oferece como mediador na Síria

Luciene Cruz e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta quinta-feira (9) que o Brasil está disposto a colaborar com a Rússia e os Estados Unidos em busca de uma solução negociada para o fim da crise na Síria.

"Estaremos sim, dispostos a contribuir e a dar nosso apoio para esses esforços [de acabar com a crise na Síria]", destacou. "O Brasil, há muito tempo, apoia uma solução negociada para a questão da Síria. Manifestamos apoio ao comunicado conjunto do grupo de ação de Genebra, do ano passado, que de forma consensual falava da não militarização do conflito e privilegiava a diplomacia", acrescentou.

Integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e Liga Árabe elogiaram a iniciativa da Rússia e dos Estados Unidos. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, marcaram uma reunião para os próximos dias para tentar um acordo para a região.

Nesta quarta-feira (8), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, embaixador Tovar da Silva Nunes, informou que o Brasil recebia com satisfação a notícia das negociações entre russos e norte-americanos para uma solução ao conflito. Há dois anos em guerra, a Síria é alvo de preocupação internacional devido às mais de 70 mil mortes e denúncias de violações de direitos humanos.

Edição: Talita Cavalcante

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247