Com mediação da ONU e do Egito, surge possibilidade de trégua entre Hamas e Israel

Israel e o Hamas, movimento palestino que controla a Faixa de Gaza, concordaram com uma trégua nesta quinta-feira (9), disseram duas autoridades palestinas

Com mediação da ONU e do Egito, surge possibilidade de trégua entre Hamas e Israel
Com mediação da ONU e do Egito, surge possibilidade de trégua entre Hamas e Israel

247, com Reuters - Israel e o Hamas, movimento palestino que controla a Faixa de Gaza, concordaram com uma trégua nesta quinta-feira (9), disseram duas autoridades palestinas.

Não houve comentário formal de Israel, que raramente reconhece qualquer tipo de acordo com o Hamas, pois classifica o movimento como uma organização terrorista e contra o qual lutou três guerras na última década.

Um aumento em ataques aéreos e de foguetes entre as fronteiras nas semanas recentes fizeram com que a Organização das Nações Unidas e o Egito tentassem mediar uma trégua para impedir outro conflito em larga escala.

Na noite de quarta-feira e nesta quinta-feira, aeronaves israelenses atingiram mais de 150 alvos em Gaza e militantes palestinos dispararam dezenas de foguetes, incluindo um míssil de longa distância contra Israel, aumentando disputas apesar das conversas de trégua em andamento.

"Esforços egípcios conseguiram restaurar a calma entre facções palestinas e Israel", disse uma autoridade palestina, que também falou em condição de anonimato. "Forças palestinas irão respeitar a calma enquanto Israel fizer isto", acrescentou à Reuters.

O palestino Abu Mujahed, porta-voz dos Comitês de Resistência Popular, da Faixa de Gaza, disse em sua página no Facebook: "Em consequência de esforços egípcios e internacionais, as forças palestinas começaram um cessar-fogo".

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247