Com oposição de Trump e Bolsonaro, ONU aprova Pacto para a Migração

Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quarta-feira (19) o Pacto Mundial para a Migração, que não é vinculante e que busca fortalecer a cooperação internacional para uma "migração segura". Foram 152 votos a favor e 12 abstenções, enquanto 24 países não votaram; o pacto visa aumentar a cooperação global para lidar com a crescente migração; Estados Unidos, Israel, Hungria, República Tcheca e Polônia votaram contra; Bolsonaro e seu futuro chanceler já anunciaram que o Brasil se retirará 

Com oposição de Trump e Bolsonaro, ONU aprova Pacto para a Migração
Com oposição de Trump e Bolsonaro, ONU aprova Pacto para a Migração

247, com Reuters - A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou formalmente nesta quarta-feira (19) o acordo para aumentar a cooperação global para lidar com a crescente migração, mas Estados Unidos, Israel, Hungria, República Tcheca e Polônia votaram contra o pacto voluntário. Bolsonaro e seu futuro chanceler já anunciaram que o Brasil, que votou a favor, se retirará

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a abordagem global para o tema não é compatível com a soberania norte-americana, e Washington não participou das negociações sobre o acordo.

Uma resolução da Assembleia Geral da ONU sacramentando o acordo foi adotada nesta quarta com 152 votos a favor e 12 abstenções, enquanto 24 países não votaram.

Numa cerimônia em Marrocos neste mês 164 países assinaram formalmente acordo.

Desde julho, o acordo, que trata de temas sobre como proteger migrantes, integrá-los e enviá-los para a casa, tem sido criticado principalmente por políticos europeus de direita, que dizem que ele poderia aumentar a imigração de países africanos e árabes.

A Bélgica votou a favor da resolução das Nações Unidas nesta quarta. O primeiro-ministro do país, Charles Michel, ofereceu sua renúncia na terça-feira depois que adversários propuseram um voto de desconfiança, numa crise política iniciada pelo apoio dele ao pacto da ONU.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247