CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Constituinte chilena avança após um mês de atividade

Em meio a conflitos políticos, Convenção Constitucional chilena avança nos trabalhos para redigir a nova Carta Magna

Elisa Loncón, presidente da Convenção Constitucional do Chile (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um mês após seu estabelecimento, a Convenção Constitucional que redigirá a nova Carta Magna do Chile mostra avanços em sua atividade, em meiio às contradições políticas do país. 

Em declarações a correspondentes estrangeiros em Santiago, a presidente da Convenção Constitucional, Elisa Loncón, destacou que desde o dia 4 de julho, quando os 155 membros se reuniram pela primeira vez, "tem sido feito um trabalho incansável", infoma a Prensa Latina. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A renomada acadêmica de origem mapuche destacou que se avançou na organização da Convenção, nas normas que devem reger sua gestão, no aperfeiçoamento da infraestrutura e até mesmo em um protocolo de saúde para o trabalho em meio à pandemia de Covid-19. 

Esse avanço foi possível graças ao apoio do Senado e da Câmara dos Deputados, de universidades e até de associações profissionais que disponibilizaram recursos e capital humano para apoiar os trabalhos da Convenção. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, advertiu, não tem havido a colaboração esperada do governo, o que se evidencia na falta de pessoal de apoio e meios técnicos para o bom funcionamento da Convenção. 

Loncón explicou que neste mês os trabalhos se concentraram no regulamento básico para avançar na tarefa fundamental que será a redação da nova Constituição e a criação de oito comissões de trabalho às quais foram incorporados os 155 convencionais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Convenção também aprovou por maioria uma declaração exigindo das autoridades governamentais uma solução para a libertação de centenas de jovens presos após a rebelião social de 2019.  

Ao falar aos 155 convencionais, a presidente do órgão avaliou que nestas semanas avançou-se no "exercício da democracia participativa". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO