Cooperação entre Rússia e Turquia gera preocupação no Ocidente

A cooperação entre a Rússia e a Turquia continua se desenvolvendo, a crise nas relações entre Moscou e Ancara já pertence ao passado, destaca a rádio pública alemã Deutschlandfunk. Mesmo mantendo ainda algumas controvérsias, Moscou e Ancara cooperam nas esferas da energia, comércio e até na área dos armamentos, o que gera preocupações do Ocidente

Cooperação entre Rússia e Turquia gera preocupação no Ocidente
Cooperação entre Rússia e Turquia gera preocupação no Ocidente

247, com Sputnik - A cooperação entre a Rússia e a Turquia continua se desenvolvendo, a crise nas relações entre Moscou e Ancara já pertence ao passado, destaca a rádio pública alemã Deutschlandfunk. Mesmo mantendo ainda algumas controvérsias, Moscou e Ancara cooperam nas esferas da energia, comércio e até na área dos armamentos, o que gera preocupações do Ocidente.

Depois da grande queda da lira turca e das informações sobre o forte aumento da inflação, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou em novembro uma notícia positiva: a inauguração do gasoduto TurkStream.

A partir do próximo ano, o gás russo será fornecido à Europa Ocidental através do território turco e a Rússia deixará de depender da passagem através da Ucrânia. Erdogan usou a cerimônia de inauguração do gasoduto como ocasião para elogiar as relações com a Rússia.

"A Rússia representa para nós um amigo leal e provado, além de ser um fornecedor importante de gás. Nós não devemos prestar contas por essa cooperação perante outros países", afirmou o presidente turco.

Erdogan não tem se encontrado com outros líderes mundiais de forma tão frequente como com Putin, mesmo que há três anos as relações entre Moscou e Ancara tenham sofrido uma crise por causa da derrubada na fronteira sírio-turca de um avião russo por um caça turco. Passado meio ano do episódio, Erdogan pediu desculpas oficiais.

A cooperação entre os dois países desenvolve-se ativamente nas esferas de energia, comércio e armas. Apesar dos alertas da Otan, a Turquia encomendou os sistemas de mísseis antiaéreos S-400 à Rússia. A representante oficial dos EUA na Otan, Kay Bailey Hutchison, expressou preocupação pela compra dos S-400.

Os EUA receiam que a Rússia, com ajuda dos S-400, possa coletar dados sobre os novos caças americanos F-35, por isso os fornecimentos desses aviões à Turquia foram suspensos.

Quanto piores se tornam as relações da Turquia com os países ocidentais, mais Erdogan demonstra a sua amizade com Putin. Por isso, todas as controvérsias entre Ancara e Moscou são deixadas de lado, por exemplo, a questão da Síria.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247